Porto Velho, sábado, 18 de maio de 2024

18/09/2023 . Notícias da Arquidiocese

A arquidiocese de Porto Velho se fez presente na romaria Jubilar da Pastoral da Juventude

“Eu acredito que cada um de nós, voltando de Aparecida, juntos da mãezinha, reabastecidos e animados pela fé, deveríamos criar novos grupos de jovens, oferecer espaços de comunidade onde os jovens possam se encontrar” – Dom Vilson Basso

A formação integral, a preocupação social e o comprometimento na construção de uma civilização do amor fez encontro e morada na casa da Mãe Aparecida durante a comemoração dos 50 anos da Pastoral da Juventude do Brasil.

No dia 09/09 a romaria Jubilar da PJ foi realizada em Aparecida – SP, reunindo jovens de todo o Brasil. A Arquidiocese de Porto Velho se fez presente em caravana, com saída no dia 06/09, representando nossa história e nossa voz. A romaria contou com um dia inteiro de programação, com oração, apresentações musicais, teve a presença de religiosos e religiosas, e representantes que fizerem e fazem parte da história da PJ, como o Pe. Jorge Boran, Camen Lúcia, e banda PJ Raiz entre tantos outros. Foi momento de fazer memória, celebrar a vida e lembrar da potência da PJ, rezar pelas juventudes, e acolher a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que peregrinou todo o Brasil de volta a sua casa.

Em uma mensagem de reconhecimento e incentivo o Santo Papa Francisco enviou uma carta aos jovens pejoteiros/as do Brasil, reconhecendo sua importância e força. “A mensagem do Papa só reforça a sintonia da caminhada da PJ com a Igreja. É um sopro de esperança que nos faz querer continuar lutando por um mundo mais fraterno e justo para as juventudes”, destacou a secretária nacional da PJ, Wanessa Freire.

Também esteve presente Dom Fontinele, bispo referencial, que inclusive co-celebrou à missa de encerramento, junto a Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada após a caminhada da PJ que percorreu todo a basílica com cerca de 4mil jovens. No retorno a caravana de Porto Velho/RO e Humaitá/AM ainda realizaram visita a Canção Nova e ao Santuário de Frei Galvão.

Durante a Romaria também foi lançada a Rede de Solidariedade, onde prevê subsidiar as ações da PJ Nacional que hoje dependem de “projetos apresentados a financiadoras nacionais e internacionais”.

O site oficial da Rede é: https://sustentabilidade.pj.org.br

Texto por: Luciana Rebouças