Porto Velho, sexta, 26 de abril de 2024

28/12/2022 .

A PRESENÇA DAS IRMÃS DE SÃO CARLOS DE LION EM CAMPO NOVO DE RONDÔNIA

No dia 10 de agosto de 2003 a igreja católica celebrava a chegada das Irmãs Maria Vieira, Tereza da Rocha e Izabel Gomes na Comunidade de nossa Senhora de Aparecida no Município de Campo Novo de Rondônia, elas que já estavam na Paroquia São José no Município de Monte Negro desde o dia 02 de agosto. As irmãs foram recebidas com a celebração de uma missa, a comunidade estava em festa, a alegria contagiava aqueles que ali estavam presentes.
A vinda das irmãs para campo novo de Rondônia foi um projeto da Madre superiora Irma Neuza e o Dom Moacir e, que gerou muitos frutos.
A chegada das irmãs aqui no município foi histórica, foi marcante e, fez toda a diferença não apenas na comunidade católica, mas em todo o município, estavam presentes em todas as pastorais, o município teve uma excelente professora de Biologia (prof.: Irma Izabel), além dos projetos sociais como a pastoral da criança que já existia na época, porém muito enfraquecido, as irmãs fizeram toda diferença no grupo de jovens, foram anos exercendo as suas missões através da catequese, a educação cristã… levando eucaristia para os doentes, visitando comunidades e entre outros.
Além do dom da vida religiosa que é levar a palavra, pregar, evangelizar e todos as outras coisas que já foram citadas elas também têm a vocação de ensinar e descobrir talentos, pois a comunidade ficará bem representadas com os cantores e músicos que são frutos das suas jornadas aqui.
Entre idas e vindas passaram por aqui as irmãs: Maria vieira, Tereza da rocha, Izabel Gomes, Irmã Adélia Aparecida, irmã Marlene de Oliveira, irmã Sonia, Maria Lúcia, Irmã Cristiane dos Reis, Vicentina, Irmã Catharina, Irmã Loreni, irmã aparecida Nazaré, Irmã Celíi, Irmã Camila, Irmã Maria Ferreira, Irmã Valdelice,
Elas não são apenas religiosas cumprindo sua missão, mas sim mulheres guerreiras, humildes e com toda suas simplicidades deixando tudo para trás para servir e acolher todos independente de sua fé ou religião, dignas de admiração.
Hoje as irmãs de são Carlos de Lion Encerra um ciclo que teve início há pouco mais de 19 anos, a comunidade sentirá muito, ficará um vazio enorme na igreja, porem com os corações preenchidos com boas lembranças e com todo o aprendizado deixado por elas.
“Sobre as Irmãs não podemos apenas contar a história… com elas aprendemos a contar, tocar e cantar a vida com a alegria que elas nos ensinaram.
Contamos a história… tocando e cantando a beleza da vida que elas nos proporcionaram”,
(O Carisma da Congregação das Irmãs de São Carlos de Lyon é a Evangelização. Evangelizar, eis a paixão de nosso Fundador. Evangelizar, eis a paixão das Irmãs de São Carlos de Lyon e, nossa missão, nós a realizamos através do trabalho educacional e das diversas pastorais, principalmente na catequese. Por este trabalho de evangelização, temos o dever de formar a pessoa, para que seja um bom cristão, capaz)
de viver os valores religiosos, morais e intelectuais, os mesmos vividos por Jesus Cristo.
A prefeitura Municipal de Campo Novo de Rondônia em nome da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida e de todo o Núcleo de Campo Novo de Rondônia deixa aqui os mais sinceros agradecimentos por ter proporcionado experiência, conhecimento e, entre outras variedades de coisas positivas. Campo Novo de Rondônia nunca mais foi o mesmo desde a chegada dessas mulheres e nunca mais será o mesmo após a partida.
“Foi uma honra para nós! Fomos privilegiados
FONTE: FACEBOOK/PREFEITURA DE CAMPO NOVO