Porto Velho, sexta, 11 de julho de 2025

10/07/2025 .

Arquidiocese realiza coletiva de imprensa sobre o congresso eucarístico e lança livro sobre dom Moacir Grechi e a revista do centenário

Nesta quarta-feira, 9 de julho, a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Porto Velho sediou uma coletiva de imprensa para apresentar os detalhes do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, em comemoração ao Centenário da Igreja Particular em Porto Velho.

Durante o encontro com os meios de comunicação, foi realizado também o lançamento oficial da biografia de Dom Moacir Grechi, intitulada “O último de todos e o servo de todos” (Mc 9,35), escrita pelo irmão Sebastião A. Ferrarini. Além disso, foi apresentada a Revista do Centenário, que reúne a obra “Memória e Gratidão”, um livro que resgata os marcos históricos da caminhada eclesial na região.

O arcebispo metropolitano de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, conduziu a apresentação e compartilhou detalhes sobre o Congresso, destacando atividades como catequeses públicas, vigília da juventude, missa jubilar, entre outras expressões de fé e unidade que marcaram essa celebração histórica.

Na ocasião, foi relembrada a história da então Prelazia de Porto Velho, criada em 1925, e a importância de instituições como os colégios das Irmãs Salesianas e a Rádio Caiari, fundamentais para a evangelização e o desenvolvimento social da região.

Foi exibido também um vídeo com a programação do Congresso.

Desde os primeiros anos, a Igreja teve papel decisivo na educação, com a fundação do Colégio Salesiano Dom Bosco, em 1922, e do Colégio Maria Auxiliadora, em 1933. A Arquidiocese foi também pioneira em iniciativas meteorológicas e obras sociais de amplo alcance.

Ao final, Dom Roque destacou:

“Olhar para os 100 anos da Igreja é reconhecer o testemunho de homens e mulheres que, vindos de tantas partes, proclamaram o Evangelho com a própria vida. Neste chão amazônico, banhado por tanto sangue e marcado por tantos testemunhos de mártires da nossa região.”

O coordenador-geral de pastoral, padre Geraldo Siqueira, também enfatizou:

“Encontramos uma Igreja encarnada, que não teve medo de se sujar, uma Igreja que não foi apática diante da história. Isso deixa nosso coração agradecido. Se temos que pedir perdão, pedimos; se temos que reconhecer erros, reconhecemos. Mas, também na humildade, não podemos negar que Deus foi muito bom conosco.”

 Fotos: Gabriel Almeida I Por: Ozeias Oliveira e Gabriele do Vale 

Veja Também

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h