Porto Velho, segunda, 16 de setembro de 2024

19/08/2024 . Notícias da Arquidiocese

Catequistas de Porto Velho recebem ministério em celebração com peregrinação pela Porta Santa

No último domingo, 18 de agosto, dia em que celebramos a Assunção de Nossa Senhora, aconteceu na Catedral Sagrado Coração de Jesus o rito de instituição do ministério de catequistas para 37 pessoas, representantes das suas comunidades. Além disso, todos os catequistas das diversas comunidades de Porto Velho estiveram presentes, criando uma sinodalidade pastoral.

A celebração contou com o rito da peregrinação pela Porta Santa, um momento solene e carregado de significado, em que todos os catequistas presentes foram convidados a passar pela Porta Santa, um ato simbólico que lhes permitiu adquirir indulgências plenárias, fortalecendo ainda mais sua fé e compromisso com a missão catequética.

A celebração continuou com uma missa presidida por Dom Roque Paloschi e concelebrada por padres da região de Porto Velho, juntamente com o diácono William. Durante o rito de instituição do ministério, os catequistas receberam uma Cruz e a Bíblia do Centenário, simbolizando a Cruz de Cristo, seu compromisso e dedicação ao serviço da evangelização.

Este novo ministério reforça a responsabilidade daqueles (as) cuja missão é testemunhar e comunicar as verdades da fé cristã em nome da Igreja

O ministério de catequistas

Instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, do dia 10 de maio do ano de 2021, o ministério de catequista “é um serviço estável prestado à Igreja local de acordo com as exigências pastorais identificadas” pelo bispo, e que devem ser desempenhadas de acordo com a condição de cristãos leigos e leigas que recebem este ministério.

Confira o álbum de fotos desse momento: CLIQUE AQUI