Porto Velho, sexta, 26 de julho de 2024

31/05/2024 . Notícias da Arquidiocese

Celebração da Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Porto Velho

A Solenidade de Corpus Christi, ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte a Pentecostes. Neste ano, a festa foi celebrada em 30 de maio, um dia especial para os fiéis da arquidiocese de Porto Velho, que se reúnem para participar de uma das mais belas e significativas tradições da Igreja: a confecção dos tapetes de Corpus Christi.

PASCOM Nossa Senhora Aparecida (Machadinho)

Tradição e Comunidade

Os fiéis das paróquias e comunidades se unem durante o dia que antecede a celebração ou no próprio dia de Corpus Christi para criar os tradicionais tapetes que adornam as ruas por onde passará a procissão. Este ano, além dos símbolos tradicionais da Igreja, muitos tapetes também exibiram a logo do centenário e do congresso eucarístico, refletindo o espírito do centenário da Igreja Particular de Porto Velho.

PASCOM São José (Monte Negro)

A criação desses tapetes é uma atividade que vai além da decoração. Ela fortalece o espírito comunitário, reunindo pessoas de todas as idades e diferentes pastorais em um esforço conjunto. A colaboração e o trabalho em equipe necessários para a confecção dos tapetes. Confira o álbum de Corpus Christi realizado pelas Paroquias da arquidiocese de Porto Velho. Clique aqui

PASCOM Área Missionária Alto Madeira (Nova Mutum)

Significado da Eucaristia

A festa de Corpus Christi é mais do que uma celebração visual; é um convite para uma meditação profunda sobre o valor e a importância da Eucaristia na vida dos católicos. A Eucaristia, um dos sete Sacramentos da Igreja, foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Este é o cálice do meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26). Este mandamento de Cristo é seguido pelos católicos ao longo dos tempos, reafirmando a presença real de Jesus na Eucaristia e sua importância central na vida espiritual dos fiéis.(CNBB)

PASCOM Santa Marta (Buritis)

Um Momento de Reflexão e Adoração

Corpus Christi é, portanto, uma oportunidade para refletir sobre o mistério da Eucaristia e sua importância na vida cotidiana. É um momento de adoração e gratidão, celebrando a presença contínua de Cristo entre nós. A procissão com o Santíssimo Sacramento é uma demonstração pública de fé, lembrando a todos da presença de Jesus no mundo e em nossas vidas.

Rosângela Descry, da paróquia São Luiz Gonzaga compartilha sua experiência em participar da solenidade de Corpus Christi