Porto Velho, domingo, 19 de maio de 2024

06/05/2024 . Notícias da Arquidiocese

Celebração de abertura da Porta Santa marca início do Ano Jubilar na Arquidiocese de Porto Velho

No último domingo, 05 de maio, aconteceu na Catedral Sagrado Coração de Jesus a abertura da Porta Santa. O evento marca o início do ano Jubilar da Igreja Particular de Porto Velho e constitui o início oficial das peregrinações a serem realizadas por todos os católicos e pessoas de boa vontade, das comunidades dos 13 municípios que compreendem o território da Arquidiocese.

A celebração teve início no auditório dom João Batista Costa com a leitura do decreto da Penitenciaria Apostólica autorizando as Indulgências Plenárias, como experiência de misericórdia, a todos/as que realizarem a peregrinação à Catedral e bem vivenciarem o ano santo do centenário da Igreja Católica de Porto Velho.

Em suas considerações iniciais, o arcebispo Dom Roque Paloschi relembrou os bispos antecessores desta Igreja Particular e tantos missionários que contribuíram na evangelização local, seguindo de uma procissão até a entrada da Catedral onde aconteceu o rito de benção e a abertura da Porta Santa.

Em sua homilia, Dom Roque Paloschi, relembrou que Jesus nos chama de amigos, não de servos, e destacou “Que este gesto simbólico de abrir a Porta Santa possa contagiar a todos para que também as portas das nossas igrejas, das nossas comunidades, das nossas paróquias, das nossas instituições, das nossas casas e, principalmente, dos nossos corações possam estar abertas para Deus e para os irmãos e irmãs”. Ademais, O arcebispo metropolitano indicou, ainda, que a Igreja de Porto Velho tem um grande caminho a percorrer e que “o Jubileu significa a grande porta da misericórdia de Deus, mas também as pequenas portas das nossas igrejas abertas para deixar o Senhor entrar e, também, para que Ele possa sair por meio de nossos gestos concretos de solidariedade e comunhão nestas terras amazônicas.”

Este foi um momento histórico para todo Povo de Deus, sendo a Porta Santa um dos sinais concretos mais característicos do Jubileu Eucarístico, que tem como tema escolhido para a ocasião: “Testemunhar fé e vida na Amazônia” e o lema “Sede minhas testemunhas até os confins da terra” (At. 1,8).

Confira o Álbum de fotos da celebração: CLIQUE AQUI

Fotos: Rosângela Descry / Pascom – São Luiz Gonzaga, PASCOM arquidiocesana e PASCOM da São Cristóvão