Porto Velho, quarta, 28 de fevereiro de 2024

14/02/2023 .

Comunidade da Paróquia São José Operário dá as boas-vindas em missa de acolhida à Novo Pároco

“Vocês devem continuar a ser uma igreja missionária , em saída”

“Desejo grupos bíblicos ativos em todas as comunidades, equipes missionárias para visitar todos os moradores da paróquia, e ainda, ampliar o Projeto “Aprender a Ser”, na Vila Princesa, com Educação Ambiental, coleta seletiva de lixo e rentabilidade para os catadores de lixo”.

 

No último domingo, à noite, dia 12 de fevereiro, a Paróquia São José Operário, da Zona Sul de Porto Velho-RO, viveu um momento importante, de acolhida do novo pároco. Pe. Filip Jacqs. Presidida pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, a celebração eucarística teve como característica principal, a acolhida do novo pároco, mas também o envio do antigo pároco, pe. Sérgio Tonet, que no próximo dia 28 assume a também paróquia de São José, na cidade de Montenegro, região pastoral de Ariquemes.

Em sua homilia, dom Paloschi chamou a atenção dos paroquianos para continuarem a viver o desafio da igreja missionária. “Vocês devem continuar a ser uma igreja missionária, em saída”, explicou, numa alusão clara de quem está à frente de uma igreja que prepara seu centenário com a realização neste ano de 2023, de uma ação missionária, que considera marcar presença em todas as famílias.

O novo pároco deixou uma mensagem de quem deseja caminhar, servir e aprender com os paroquianos.  perguntado sobre seus sonhos e desejos acerca da nova missão, o pe. Filip verbalizou pelo menos três: “Desejo grupos bíblicos ativos em todas as comunidades, equipes missionárias para visitar todos os moradores da paróquia, e ainda, ampliar o Projeto “Aprender a Ser”, na Vila Princesa, com Educação Ambiental, coleta seletiva de lixo e rentabilidade para os catadores de lixo”.

Nascido em uma família católica de quatro irmãos, Pe. Filip Jacqs é natural da Bélgica, porém, há mais de três décadas, desde o início do seu sacerdócio, serve a igreja do Brasil.

Com uma profunda sensibilidade humana, pastoral e sócio transformadora, há10 anos, era pároco da paróquia São Cristóvão, com ricas experiencias solidárias e sociais. Além da missão de pároco, pe Jaqcs é também vigário geral da Arquidiocese, membro do Conselho de Presbíteros, além de acompanhar grupos de casais, a formação dos novos diáconos e dar a sua contribuição para a formação de novos padres.

Suas experiências pastorais e missionárias foram solidificadas na caminhada eclesial e nas lutas do povo, além de um mergulho na pastoral carcerária, e outras pastorais com as quais se identifica.

Numa manifestação de carinho, acolhida e comunhão, todas as comunidades da paróquia se fizeram presentes, trazendo em forma de ícone, a imagem dos seus padroeiros, em procissão, como metáfora de uma igreja a caminho e em comunhão.

A Paróquia São José Operário em quase duas décadas, tem sido conduzida e animada pelos padres da Igreja Irmã, de Caxias do Sul-RS, agora, estes partem para outra missão, dando lugar a um diocesano, que quando possível será ajudado por outro padre e um seminarista.

A paróquia já conta com a presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que a cerca de 12 anos, compartilham da missão, além de outras contribuições de religiosas parceiras, que contribuem com a pastoral da Saúde, uma forte expressão da paróquia.

 

Texto por: Irmã Egnalda Rocha – IIC

 

Veja os registros abaixo:

Veja Também

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h