Porto Velho, segunda, 20 de maio de 2024

09/05/2024 . Notícias da Igreja

Dia Internacional da Educação Católica 2024

O Dia Internacional da Educação Católica é celebrado desde 2002, por determinação da OIEC, na Solenidade da Ascensão do Senhor no calendário romano geral e que é sempre exatamente 40 dias após a Páscoa, portanto, numa quinta-feira. Como no Brasil celebramos a solenidade no domingo seguinte, o Dia Internacional da Educação Católica é celebrado no país sempre na quinta-feira que antecede a solenidade da Ascensão do Senhor. Portanto, neste ano de 2024, se comemora em 9 de maio.

Tema para 2024

O tema escolhido para este ano é “Educação Católica: Fermento de Fraternidade para uma Nova Sociedade”. O tema busca iluminar o papel vital das instituições educacionais católicas na fermentação de uma cultura de fraternidade universal e paz. Inspirado pela metáfora do fermento, que, embora pequeno, tem o poder de transformar toda a massa, o tema enfatiza a capacidade da educação católica de inspirar mudanças positivas profundas, promovendo um senso de comunhão e responsabilidade compartilhada entre todos os membros da sociedade.

Importância das Instituições Católicas para a sociedadeem números

Em 2023 o retorno em investimento direto das instituições filantrópicas brasileiras foi de R$38bi

Segundo a pesquisa inédita “O Impacto da Educação Católica para a Sociedade Brasileira”, desenvolvida pela Câmara de Mantenedoras da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), as instituições católicas oferecem um retorno financeiro ao Estado.

A cada R$ 1 de imunidade tributária, a educação católica retorna R$ 24 por meio de investimento direto das Mantenedoras de Educação Básica e Superior no país. Em 2023, as instituições filantrópicas brasileiras receberam cerca de R$ 2 bilhões de imunidade tributária e o retorno em investimento direto foi de R$ 38 bilhões.

Os universitários das IES católicas também conseguem resultados em média 15% maior do que os de instituições de Ensino Superior públicas e privadas no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

O estudo da ANEC mostra ainda a excelência dos indicadores de escolas católicas de Educação Básica. Alunos de escolas católicas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 — último ano em que houve a divulgação em formato de microdados — tiraram notas de redação quase 20% maiores na média, em comparação com alunos de outras escolas privadas e públicas.

Além disso, as escolas católicas são referência no acompanhamento de estudantes com deficiência, com reconhecimento nacional sobre seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

Qualidade é destaque em levantamento do MEC

No caso do Brasil, a qualidade das instituições é verificada desde a educação infantil até o ensino superior. No caso deste último, levantamentos como o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2023 atestam essas virtudes. Segundo o RUF, sete das dez melhores universidades privadas do país são católicas. Por ordem (da maior nota geral para a menor), são elas: PUCRS, PUC Rio, PUCPR, Unisinos, PUC Minas, PUC-SP e PUC-Campinas.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que é um dos indicadores da qualidade do ensino superior medida pelo Ministério da Educação (MEC), também aponta para o bom desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) católicas. São várias as notas 4 e 5 (melhor avaliação) das IES católicas.

Na educação básica, as instituições católicas contam com inúmeros estudantes premiados anos após anos em Olímpiadas do Conhecimento. Em 2023, estudantes da instituição foram premiados na Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec), Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas, Olimpíada Brasileira de Investimentos, Olimpíada Brasileira de Química Júnior e mais.

Confira a mensagem da ANEC para este dia

Fonte: ANEC | CNBB \ Radio caiari 103,1