Na manhã desta quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a arquidiocese de Porto Velho lançou a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26).

Na mesa de abertura estava presente: Dom Roque Paloschi, arcebispo da Igreja de Porto Velho, Irmã Carmem Baseggio, diretora pedagógica da Escola Santa Marcelina, Professora Odete Marão, coordenadora da Pastoral da Educação, Professora Lionilda Simão, presidente do SINTERO, Alexandre Victor de Melo, coordenador do diretório central dos estudantes da Universidade Federal de Rondônia, e também de forma online: Professora Luísa Colombo, representante da pastoral da educação da região Ariquemes e Jean Carlos de Oliveira, professor da rede pública de Rondônia, atuando no Quilombo de Pedras Negras.

Para Dom Roque Paloschi: “Refletir sobre o tema da educação na conjuntura atual é urgente, visto que a desigualdade social e o descaso do atual governo em relação à cultura e a ciência, agravados pelo contexto da pandemia, geram uma sociedade acrítica.” Dom Roque acentuou ainda a inspiração da CF pelo Pacto Educativo Global e convidou a todos para todos assumir juntos o compromisso com a educação: “Todos e todas são convocados a dar-nos as mãos: comunidades, escolas, pastorais, educadores e educadoras, pais e mães, jovens e todas as pessoas de bem. Vamos juntos e juntas assumir o compromisso de “Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres”, como nos pede um dos objetivos da CF deste ano.”