Porto Velho, domingo, 05 de maio de 2024

10/07/2023 . Notícias da Arquidiocese

Mensagem por ocasião da Páscoa de Dona Joelina Barros.

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” ( 2ª Timóteo 4.7)

Dona Joelina Barros, uma mulher de fé e de compromisso com o anúncio da Boa Notícia do Evangelho, fez de sua vida uma causa, a favor da Igreja de Porto Velho.

Uma catequista a frente de seu tempo, na década de 60 e 70, do século passado, juntamente com um grupo de mulheres percorriam as comunidades ribeirinhas, nas periferias da cidade, sendo essa Igreja em Saída as periferias, Samaritana e Serva, sendo presença junto ao povo que se encontravam a margem e que buscavam terra, teto e trabalho. Aí estava Dona Joelina, sendo dinamizadora da fé, nas comunidades eclesiais de base, fazendo este serviço ministerial de catequista à Igreja de Porto Velho.

Mulher conhecedora da história das comunidades eclesiais de base, que partilhavam o pão da palavra, o pão da Eucaristia e o pão da presença. Exímia catequista, no introduzir crianças, jovens e adultos na iniciação à vida cristã, através de uma leitura bíblica, que unia fé e vida.

São quase oito décadas de anúncio do Evangelho, como catequista, ministra e cuidadora dos espaços de memória e de história não somente da comunidade eclesial, mas da história mesmo do município de Porto Velho.

A vida nem sempre foi fácil, mas seguir os passos de Jesus, foi um propósito na vida de Dona Joelina. Foi a fé em Jesus que sustentou  na missão de ser catequista, conselheira e cuidadora da memória do espaço histórico D. João Batista Costa. Sempre com uma fé inabalável, teve coragem para enfrentar todas as dificuldades. Cumpriu a sua jornada de vida, de fé e testemunhou as maravilhas de Deus em sua vida.

Gratidão imensa a esta mulher simples e sábia, atenta as necessidades da Igreja. Nós que a conhecemos muito de perto, sabemos do grande amor devotado a Virgem Maria Auxiliadora e a São Francisco de Assis. Hoje, fazemos esta memória agradecida da vida missão de dona Joelina Barros, como o apóstolo Paulo, ‘combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé’, faz a sua Páscoa e recebe o abraço da Trindade Santa, que a acolhe na vida eterna. Os anjos e santos te acolhem no Reino de Deus.

Somos grata a Deus pelo testemunho de vida missão de Dona Joelina Barros e sua vida doada nos inspira a continuar o anúncio da Boa Notícia do Evangelho.

Temos a certeza da ressurreição, ‘eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá’. Que Deus com sua bondade infinita, console aos familiares e pessoas amigas

Porto Velho, 09 de julho de 2023.

Ir. Laura Vicuña

Catequista Franciscana