Porto Velho, segunda, 29 de abril de 2024

29/03/2024 . Notícias da Arquidiocese

Missa dos Santos Óleos na região de Porto Velho

Na manhã da Quinta-feira Santa(28), a Paróquia Catedral Sagrado Coração de Jesus, testemunhou a solene celebração da Missa dos Santos Óleos na região de Porto Velho. Presidida pelo Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, este significativo evento reuniu o clero local e os fiéis em uma comunhão de fé e devoção.

Durante a missa, os sacerdotes renovaram seus votos, reafirmando seu compromisso com o serviço à comunidade. Este momento especial também marcou a bênção dos óleos que serão usados na administração dos sacramentos ao longo do ano.

Os Santos Óleos abençoados nesta ocasião – o Óleo dos Catecúmenos e o Óleo dos Enfermos – são componentes essenciais nos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos, respectivamente. O primeiro é usado para ungir o peito daqueles que estão prestes a receber o Batismo, enquanto o segundo é aplicado aos doentes em perigo de vida, sendo ungidos na fronte e nas mãos.

O terceiro óleo, o Santo Crisma, é consagrado durante a celebração da Missa dos Santos Óleos, exclusivamente pelo bispo, conforme o Rito Romano. Além de ser misturado com bálsamo, conferindo-lhe um aroma especial, o Santo Crisma também recebe o sopro do bispo, simbolizando a ação do Espírito Santo.

• fonte:CNBB
  • Fotos: Rosângela Descry / Pascom – São Luiz Gonzaga