Porto Velho, quarta, 08 de maio de 2024

31/05/2023 . Notícias da Arquidiocese

O MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA EM PORTO VELHO/RO

Foi com muita alegria que nos encontramos com Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, na tarde de 29 de maio de 2023. Precisávamos agradecer o apoio que tivemos para a implantação do Movimento das Equipes de Nossa Senhora – ENS nessa arquidiocese, pois só podemos expandir para onde a Igreja local nos autorizar. Precisávamos, também, informá-lo sobre a andamento daquele que foi um Projeto de Expansão e, hoje, torna-se algo muito concreto. Precisávamos agradecer o carinho que ele sempre demonstrou para com o Movimento. Sua acolhida encheu nossos corações de um maior ardor missionário.
As Equipes de Nossa Senhora são um Movimento internacional reconhecido pelo Vaticano, e que estão nos cinco continentes. Foi fundado na França em 1939, pelo padre francês Henri Caffarel e se expandiu pelo mundo, chegando hoje, a noventa e dois países. Chegou ao Brasil em 1950, sendo hoje o país com o maior número de Equipes. Ao ser indagado sobre o objetivo das ENS, padre Caffarel responde: “As Equipes de Nossa Senhora têm, como objetivo essencial, ajudar os casais a tender para a santidade. Nem mais nem menos”.
Cada Equipe é formada por um grupo de cinco a sete casais que vivenciam o seu carisma: a espiritualidade conjugal. Buscam descobrir as belezas do sacramento do matrimônio a cada dia, baseiam sua vida conjugal e familiar no Evangelho, dando testemunho dos valores cristãos na sociedade, promovendo o casamento e a vida em família. Cada Equipe é acompanhada por um Conselheiro Espiritual (sacerdote ou outro religioso) que, conforme a pedagogia do Movimento, orienta os casais para o cumprimento de pontos concretos de esforço, serem fiéis ao carisma e à mística do Movimento, e para que a Equipe sempre reúna em nome de Cristo e os casais vivam uma verdadeira comunidade de fé. Ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do matrimônio.
As ENS chegaram a Porto Velho em 2018, iniciando com três grupos de Experiência Comunitária com sete casais cada grupo. Depois de passarem por um tempo de estudo, formaram as primeiras Equipe de Nossa Senhora. Hoje, cinco anos depois, o Movimento conta com oito Equipes, 53 casais e 06 Sacerdotes Conselheiros Espirituais. Por esse crescimento, em outubro próximo teremos o mais novo Setor das ENS em nossa Região Norte I/Província Norte. Será implantado o Setor Porto Velho.
Percebemos que Dom Roque ficou satisfeito com nossas informações e, com seu apoio e pela graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, as Equipes de Nossa Senhora poderão ser apresentadas para outros casais, dando-lhes também a oportunidade de vivenciarem a Espiritualidade Conjugal e saírem, com suas famílias, sempre em busca da santidade.

Muito obrigado, Dom Roque, por tudo! Que Deus o abençoe grandemente!
Concinha e Gláucio – Casal Responsável da Região Norte I