Porto Velho, domingo, 28 de abril de 2024

22/03/2024 . Notícias da Arquidiocese

O Seminário Maior São João XXIII, da Arquidiocese de Porto Velho-RO, comemora 39 anos

Sua fundação, ocorrida em 22 de março de 1985, durante o Arcebispado de Dom José Martins. Ao longo de seus 39 anos de história, este seminário tem desempenhado um papel fundamental na formação do clero local, contribuindo para a formação de diversos sacerdotes não apenas para a Arquidiocese de Porto Velho, mas também para as demais Dioceses do Regional Noroeste (Guajará Mirim, Ji-Paraná, Humaitá, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Lábrea).

Destaca-se que, dentro da Arquidiocese de Porto Velho, o seminário foi responsável pela formação de 20 padres, dos quais 13 estão atualmente exercendo o ministério, sendo 12 deles na própria arquidiocese. Um dos frutos desse seminário é Dom Antônio Fontinele de Melo, atual bispo de Humaitá-AM.

Esta data é celebrada com grande alegria e gratidão, reconhecendo a importância desta instituição como o coração da Arquidiocese de Porto Velho. É motivo de regozijo saber que, ao longo de quase quatro décadas, o seminário tem sido um verdadeiro celeiro de discípulos missionários para a Igreja na Amazônia.

Convidamos todos a se juntarem para celebrar esse dia especial em uma Missa de Ação de Graças, em reconhecimento aos anos dedicados à formação de discípulos missionários para a igreja na Amazônia. A celebração ocorrerá dia 22 de março na Paróquia Catedral Sagrado Coração de Jesus, às 18h15.

Viva o nosso seminário!

-Pascom Seminário Maior São João XXIII