Porto Velho, sábado, 07 de setembro de 2024

01/07/2024 .

Oficinas de Confecção de Velas Palitos

Durante uma das reuniões da coordenação geral do congresso, surgiu a ideia de fabricar velas palito em conjunto com a Pastoral da Juventude. Essa iniciativa foi realizada em duas etapas, com a participação ativa de jovens e membros das comunidades.

No primeiro momento, foram confeccionadas 152 velas palito, o que animou os participantes a agendar uma nova data para a continuação da produção. A segunda oficina ocorreu no dia 30 de junho, na Paróquia Santa Clara, com a participação de em torno 18 pessoas. Juntos, ao final do dia participantes produziram um total de 1.070 velas, totalizando 1.222 velas que serão utilizadas na celebração do Pré-Congresso Eucarístico, no Lucernário.

Joana Batista compartilhou seu testemunho sobre a experiência:

“Para mim, foi uma experiência única. Acredito no processo de evangelização que passa pela acolhida, de se dar a conhecer, abrir espaço para o outro… Isso tudo aconteceu no processo de confecção das velas. Todos que chegaram se sentiram acolhidos, importantes dentro do processo, tiveram espaço para se expressarem, puderam ser ELES e ELAS verdadeiramente. Pessoas que se destacaram em seus dons… enfim, foi um momento prazeroso.”

Isys Nogueira, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Juventude, também expressou sua experiência:

“Foi uma experiência gratificante e inspiradora, uma lembrança vivida em comunidade que ficará marcada na memória. A oficina nos proporcionou um ambiente de cooperação e companheirismo, onde todos ajudavam uns aos outros, compartilhando risadas e fortalecendo os laços de amizade e união dentro da igreja. Foi maravilhoso ver como a atividade despertou a criatividade dos jovens, e mesmo aqueles que nunca tinham tentado algo semelhante antes se sentiram confiantes e engajados no processo. Assim, conseguimos realizar nossa missão de confeccionar as velas, que carregam consigo o esforço e a dedicação de cada um. Que a luz dessas velas sirva como um lembrete constante do poder da união em nossa caminhada de fé.”

A iniciativa não só alcançou seu objetivo de confeccionar as velas necessárias, mas também fortaleceu os laços comunitários e proporcionou momentos de aprendizado e interação entre os participantes. Confira alguns momentos, clique aqui