Porto Velho, quarta, 08 de maio de 2024

15/05/2023 . Notícias da Arquidiocese

Ordenação diáconos permanentes acontece na Arquidiocese de Porto Velho

Nos dias 06 e 07 de maio a Arquidiocese de Porto Velho recebeu mais dois diáconos permanentes. As celebrações com ordenação foram presididas pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, que impôs as mãos e ordenou Ednaldo e Mauro nas Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes e na Paróquia São José Operário.

Confira a trajetória dos novos diáconos na igreja católica

Ednaldo: “Minha experiência de caminhada pastoral. Tesoureiro de comunidade, coordenador de pastoral da área missionária alto Rio madeira, articulador das cebs, ministro da palavra, ministro da comunhão, líder da pastoral da criança, coordenador do setor 02 união bandeirantes, articulador dos grupos bíblicos, coordenador da caritas paroquial, conselheiro do conselho econômico paroquial, candidato ao diaconato permanente da Arquidiocese de Porto Velho, aluno da escola diaconal santo Estêvão, na Arquidiocese de Porto Velho e Ordenado Diácono permanente na paróquia nossa senhora dos migrantes no dia 07/05/2023”

Mauro: “No ano 1997 minha esposa Jaflete Botelho e eu fomos convidados para participar do ECC (Encontro de Casais com Cristo), participamos do encontro, logo em seguida começamos participar na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, Paróquia São José Operário, em especial na PPI (Pastoral da pessoa idosa), logo em seguida fui eleito coordenador da comunidade por um período de quase oito anos. Fomos Casal da Equipe dirigente do ECC na Paróquia São José Operário, no biênio 1998-1999. Em 2002 Dom Moacir convidou-nos e aceitamos ser Casal Arquidiocesano do ECC da Arquidiocese de Porto Velho no triênio 2003-2005.

Em 2005 fui convidado pelo então Pároco da Paróquia Frei Claudio para participar do curso de preparação para ser ministro extraordinário da Palavra, recebi o mandato de ministro no mês de setembro de 2006, no qual permaneci como Ministro extraordinário da Palavra até dia 06 de maio de 2023.

Em 2018 Pe. Sergio me convidou para ser Orientador Espiritual do ECC da Paróquia São José Operário, continuo como Orientador Espiritual do ECC paroquial.

No segundo semestre de 2018 fui indicado pelo Pe, Sergio para participar na formação de Diácono Permanente na Escola Diaconal Santo Estevão, no final de 2018 tivemos três encontros para o discernimento, em 2019 comecei participar do curso de formação diaconal, conclui o curso no começo de 2022.

Em 2022 comecei o curso de Teologia na Faculdade Católica de Rondônia, hoje estou cursando o terceiro período.

No dia 06 de maio 2023 na Comunidade Nossa Senhora do Carmo Paróquia São José Operário, fui Ordenado Diácono Permanente por Dom Roque Paloschi.

Dom Roque me deu a missão de acompanhar o projeto Levanta-te e anda e a Cáritas Paroquial na Paróquia São José Operário.

Após ser ordenado Diácono Permanente, continuo na Paróquia São José Operário junto com Pe. Filip e Pe. Fabrício, na missão de servir e amar o povo de Deus.

Att. Diácono Mauro Botelho.”