Porto Velho, sexta, 26 de julho de 2024

04/06/2024 . Notícias da Arquidiocese

Papa Francisco recebe Texto Base do Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Porto Velho

Na manhã da última segunda-feira, 03 de junho, o Papa Francisco participou de uma audiência histórica com delegações da Conferência Eclesial da Amazônia – Ceama e da Repam. Esta foi a primeira reunião oficial entre o Pontífice e essas entidades irmãs. Ambas vêm atuando no território para desenhar e consolidar uma Igreja com um rosto mais amazônico, refletindo a interculturalidade, os desafios e as esperanças das comunidades locais.

Na oportunidade, Irmã Laura Vicuña, da Arquidiocese de Porto Velho e vice-presidente da Ceama, entregou ao Pontífice o texto base e a camiseta do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, um presente que demonstra a comunhão desta Igreja Particular com o Papa Francisco. Ir. Laura afirma que este encontro faz parte do caminho de sinodalidade e diálogo que o Papa tem pela Igreja da Amazônia, “quando entreguei o presente, disse a ele: A Igreja de Porto Velho comunga com o Papa Francisco, está comemorando o seu centenário e reafirma o compromisso de ser uma Igreja em saída, comprometida com os pobres e na defesa da casa comum.”

O presidente da CEAMA, cardeal Pedro Barreto, conta que o Papa Francisco lhes agradeceu “pelo trabalho que a Igreja está fazendo no contexto vital da Amazônia e nos disse para continuar trabalhando juntos, comprometendo-nos para que a experiência sinodal na Amazônia se torne uma experiência modelo do que pode ser a vida na Igreja universal”. Estamos vivendo um kairos eclesial, continuou o cardeal peruano, “um momento propício para a renovação da Igreja na Amazônia e, a partir da Amazônia, também estamos oferecendo à Igreja universal um novo caminho, como foi solicitado no Sínodo da Amazônia: novos caminhos para a Igreja”.

Com informações: Vatican News