Porto Velho, segunda, 16 de setembro de 2024

29/07/2024 . Notícias Paroquiais

Paróquia São Cristóvão realiza festividades em honra ao padroeiro

A Paróquia São Cristóvão, em Porto Velho, realizou diversas atividades em honra ao padroeiro protetor dos motoristas e viajantes. Neste ano, as festividades tiveram início em 2 de julho, com a abertura oficial do mês do padroeiro, seguindo com várias atividades na paróquia e novena nas famílias.

No dia 25 de julho, dia de São Cristóvão, a programação iniciou com uma missa e no decorrer do dia aconteceu a benção dos veículos e motoristas. O dia encerrou-se com a solene missa, presidida pelo pároco, Pe. Leandro Machado, seguida de procissão ao final da tarde.

Para finalizar o mês de comemorações em honra ao padroeiro, aconteceu nos dias 26,27 e 28 uma grande festa de arraial e no dia 28 uma grande carreata com a benção aos veículos, motoristas e carteiras. Um momento de grande devoção dos motoristas da cidade.

História da Paróquia São Cristóvão

A Paróquia São Cristóvão foi nomeada em homenagem ao santo na década de 60. Naquela época, houve um aumento significativo no número de motoristas na região, muitos dos quais eram devotos de São Cristóvão e não iniciavam nem terminavam suas viagens sem antes pedir a proteção do padroeiro.

Inicialmente, esses motoristas e devotos dirigiam-se à Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde a imagem de São Cristóvão estava presente. Com o crescimento da devoção e o clamor por um local dedicado exclusivamente ao santo, surgiu o desejo de construir uma capela em sua homenagem. Em 1966, o Pe. Bernardo Strik orientou a construção de um templo que funcionaria como oratório festivo. No dia 1º de maio de 1976, a igreja de São Cristóvão foi elevada à categoria de igreja paroquial pelo bispo, atendendo aos anseios da comunidade.