Porto Velho, terça, 23 de abril de 2024

17/09/2022 .

PASTORAL DA EDUCAÇÃO PORTO VELHO PARTICIPA DO XXI ENCONTRO NACIONAL (ENAPE)

Pastoral da Educação do Noroeste que compõe os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, teve seus representantes participando do XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação (ENAPE).

O encontro aconteceu em Goiânia, de 19 a 21 de agosto deste ano. O objetivo do encontro foi de refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos do Brasil, e teve o tema: “Pastoral da Educação: identidades e missão”.
O XXI ENAPE contou com a participação de agentes da Pastoral da Educação de 19 regionais, entre eles a Regional Noroeste, que compõe os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, que teve como representantes: Odete Alice Marão, Veridiana Ribeiro Bastos (Porto Velho-RO) e Andréa Gomes (Humaitá-AM). O encontro foi coordenado pelo Assessor Nacional da Pastoral da Educação, Padre Júlio Evangelista Resende, com a presença de Setor Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, Dom João Justino de Medeiros Silva.
Entre outras pautas estava o refletir a caminhada da pastoral dentro do contexto social, a missão de educar na caminhada e formação para ser cada vez mais evangelizadora nos espaços educativos, e deixa um alerta de cuidar da educação, dos espaços educativos, das identidades e missão, que resultou da Carta de Goiânia que foi amplamente divulgada a nível nacional para todos e todas somem forças diante da importância de cada realidade e ainda abraçando o Pacto Educativo Global por uma educação integral, de qualidade, respeito, tolerância e responsabilidade.

TEXTO: VERIDIANA BASTOS