Porto Velho, quinta, 02 de maio de 2024

07/02/2023 .

Pastoral da Juventude/RO marca presença em Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude em Joenville/SC

“Resistir, resistir, resistir
Brotando vida nesse chão.
Rompendo fronteiras, destruindo as cercas,
PJ, tua vida é missão!”

Com o tema “PJ: 50 anos de Resistência e missão, com o grupo de jovens fazendo florescer vida nesse chão” e a iluminação bíblica “O espírito do senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa notícia aos pobres e proclamar um ano de graça ao senhor” (Lc 4, 18-19), a PJ do Brasil se reuniu entre os dias 8 a 15 de janeiro de 2023, em Joinville/ SR – Regional Sul 4, para realizar a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude.

Na continuação da construção de uma igreja jovem e sinodal, ao longo do encontro foram realizadas mesas temáticas, voltadas para as diferentes realidades juvenis, cenário político, nossa casa comum e economia de Clara e Francisco, bem como o contexto eclesial e latino, cercados por debates e reflexões que favoreceram a definição das diretrizes da pastoral para os próximos seis anos, à luz do evangelho e pontificado de Francisco.

No entanto, para trilhar nos próximos anos da Pastoral da Juventude, se faz necessário reconhecer o caminho já percorrido, abraçar os que se fizeram e fazem presentes para que a PJ continue sua vida profética e missionária, que vai desde os grupos de base à assessoras e assessores que se colocam a disposição no acompanhamento dos/das/des jovens. Assim, a ANPJ contou com a presença de nomes que foram e são fundamentais para o percurso da Pastoral da Juventude ao longo desses 50 anos no Brasil, como Carmen Lucia Teixeira (Cajueiro Centro de Juventude Goiânia/Go), padre Jorge Boran do Centro de Cursos de Capacitação da Juventude São Paulo/SP (CCJ), secretários nacionais anteriores e tantos amigos, amigas e amigues que apoiam e apoiaram essa missão.

Para florescer e compor o lindo jardim que se fez na cidade das flores, o Regional Noroeste esteve presente com a delegação composta pelo Denyer Pardinho, Secretário Regional – Diocese de Ji-Paraná; Luciana Rebouças, Coordenadora Regional e Arquidiocesana – Região Porto Velho; Naiely Castro Coordenadora Regional e Diocese de Rio Branco/AC; coordenadores Nacionais Rafael Zondonadi (atual), Diocese de Ji-Paraná, e Thalita Vasconcelos (anterior) – Diocese de Rio Branco/AC; e Juliana Freitas, Assessora do Regional – Arquidiocese de Porto Velho, que participaram de todo o processo e reflexões.

Além do resgate histórico, das diretrizes definidas foi o momento de transição, de semear novas sementes que darão continuidade a Secretaria Nacional e Comissão Nacional de Assessoras e Assessores (CNA). Dessa forma foi acolhido a nova equipe para o próximo triênio (2023-2025), composta por:
Wanessa Freire – Regional Norte 3 (SNA)
Rosilene Rocha – Regional Nordeste 5 (CNA)
Pe. Niraldo Lopes – Regional Leste 1 (CNA)
Adriana Ruiz Diaz – Regional Sul 4 (CNA)
Jonavegantes – Regional Norte 1 (CNA)
Ir. Lizandra Both, FDC – Regional Nordeste 5 (CNA)

Grupo que irá junto as/aos Coordenadoras/es Nacionais, parceiros e parceiras, e principalmente: os grupos de base, conduzir os próximos anos da PJ, pois o seu modelo de organização democrático, diverso, acolhedor e fundamentado, possibilita jovem evangelizar jovem, apresentar Cristo e seus ensinamentos para vivenciá-los no dia a dia, através da opção preferencial pelos pobres e igreja sinodal.

À CNA e SNA anterior, Michelle Gonçalves, agradecemos a vida doada, especialmente em um período tão complexo e difícil que foi a pandemia e por manter a terra fértil para novas histórias serem semeadas. A nova equipe, em nome de Wanessa Freire (SNA), agradecemos pelo sim tão grandioso.

A PJ é árvore, é flor, é grão a ser semeado, fruta a ser colhida. É uma civilização que tem como caminho o amor, afinal “caminho não é só hoje, é todo dia. Na luta pela esperança e pela alegria, pela paz, justiça e igualdade”, são 50 anos de muita estrada, “tecido por muita gente e muitas mãos, braços fortes e resistentes (…)” (trecho do hino oficial da ANPJ 2023).

Que a juventude do Noroeste, e de todo o Brasil, encontre espaços de acolhida e de pessoas dispostas a possibilitar seu florescer, pois cada jovem conhecendo e se reconhecendo em pastoral, é mais uma semente multiplicadora do Reino, do amor e da fraternidade.

Texto: Luciana Rebouças – Pastoral da Juventude de Porto Velho