Neste domingo, 19 de maio, a quadra da comunidade Nossa Senhora de Nazaré foi palco de uma vibrante celebração de Pentecostes. O evento, marcado por bandeirolas coloridas e música animada, reuniu fiéis de toda a arquidiocese em um espírito de comunhão e alegria. Presidida por Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, e por diversos padres e diáconos de nossa arquidiocese.
A celebração destacou-se pela entrada solene de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho, e pelo simbolismo das velas representando os sete dons do Espírito Santo, o momento de silêncio e acolhimento, antes do início oficial da celebração, proporcionou aos fiéis uma oportunidade de reflexão e preparação espiritual.
A procissão com a Bandeira do Divino e o estandarte das paróquias da diocese simbolizou a união e a fé compartilhada por todos, acompanhada pelo cântico “Como Estavam em Jerusalém”.
Durante homilia Dom Roque Paloschi, trouxe uma mensagem profunda sobre a importância do Pentecostes. “Hoje comemoramos o amor de Deus por todos nós. A descida do Espírito Santo é uma fonte inesgotável de vida, nos capacitando a comunicar e viver em comunhão, superando tempos de egoísmo e formando uma comunidade unida”, afirmou o arcebispo. Ele ressaltou que, assim como os discípulos estavam reunidos em Jerusalém, a comunidade estava unida na fé, onde reina o amor.
A celebração foi enriquecida pela participação ativa de diversos leigos e leigas, pastorais, movimentos e serviços, que contribuíram para a organização e animação do evento.
Em suas palavras finais, Dom Roque citou o Papa Francisco, enfatizando que o Pentecostes representa a reunificação da família humana e que a unidade é o cartão de visita da Igreja. Ele alertou que, sem o Espírito Santo, Deus está distante, Cristo permanece no passado e o Evangelho se torna uma letra morta.
A celebração de Pentecostes na comunidade Nossa Senhora de Nazaré foi, portanto, uma reafirmação da fé e do compromisso com uma igreja viva, comunicativa e unida, capaz de superar qualquer desafio com o amor divino. Confira alguns momento no álbum de pentecostes, clique aqui
Texto por: Erivelton Carlos
Fotos: Rosângela Descry