Porto Velho, quinta, 17 de outubro de 2024

14/07/2024 .

Pré-Congresso Eucarístico de Porto Velho reúne centenas de fiéis para Celebrar a Eucaristia

Teve início, neste dia 13 de julho de 2024, o Pré-Congresso Eucarístico da região pastoral Porto Velho, na Paróquia São Cristóvão, evento que marca a preparação para o Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano da Igreja Particular de Porto Velho, que acontecerá em julho de 2025.

Com o tema “Do Céu para o Altar da Amazônia” e lema: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo 6,51). Aproximadamente mil participantes das diversas comunidades estiveram presentes, destacando a participação dos missionários da área missionária Nossa Senhora Aparecida (Vila Dnit), área missionária Alto Rio Madeira (distritos de Jaci-Paraná e Nova Mutum), Paróquia N. Sra. Do Perpétuo Socorro (distrito Vista Alegre do Abunã), Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes (distrito de União Bandeirantes), Paróquia N. Sra. Aparecida (Distrito de São Carlos), Paróquia São João Batista (Distrito de Calama) e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Itapuã do Oeste), que apesar da distância, não mediram esforços para participarem em grande quantidade.

Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, em sua homilia durante a missa de abertura destacou a importância da Eucaristia em nossas vidas e nas Comunidades: “Nossas comunidades precisam ser eucarísticas, lugar de acolhida, comunhão, não tribunal com julgamentos.” Ainda relacionou sua fala com a canção: “as lições que melhor educam, Eucaristia é que nos dais”.

Após a celebração eucarística, a programação seguiu com as palestras conduzida pelo Pe. André Luiz Bordignon-Meira, diocese de Campinas/SP, com o tema: “A eclesiologia da comunhão; em seguida, professora Márcia Maria de Oliveira, diocese de Roirama/RR, com o tema “Eucaristia e casa comum”, ela apresentou sua fala a partir da encíclica “Laudato Si”, relembrando o Sínodo para Amazônia e enfatizando a ecologia integral; Concluindo as apresentações, Frei Faustino Paludo, Ofm, apresentou o tema: “Pão da Palavra e Pão da Eucaristia” e enfatizou que “não há pão da Palavra sem o pão da Eucaristia” e relacionou sua fala com os discípulos de Emaús.

Após a exposição dos temas, os participantes realizaram trabalhos em 33 grupos para refletir e discutir as temáticas relacionadas a Eucaristia, seguido de partilhas e fila do povo de Deus.

O primeiro dia do Pré-Congresso Eucarístico encerrou com o lucernário, momento marcante de fé.

Texto: Elisandra Freitas

Confira o álbum do primeiro dia: Clique aqui