Porto Velho, quarta, 08 de maio de 2024

13/06/2023 . Notícias da Arquidiocese

Primeira Feira Agroecológica das Áreas Acompanhadas pela CPT-RO

Durante os dias 9 e 10 de junho, na Paróquia São Cristóvão, testemunhamos um evento, dedicado a promover a agricultura sustentável e consciente. Os produtores agroecológicos exibiram com orgulho uma ampla variedade de produtos cultivados com amor e cuidado, sem o uso de venenos prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente. Mas essa feira não foi apenas um lugar para comprar alimentos frescos e cultivados de forma consciente. Durante a noite, todos foram convidados a participar da “Noite Cultural com Celebração da Vida”.

No dia 10, o evento iniciou-se com uma abertura espetacular: um seminário conduzido pelo renomado advogado Cleber Folgado, o tema escolhido, “Produzindo e Reproduzindo a Vida em Tempos Adversos”, instigou reflexões profundas sobre os desafios enfrentados pela agricultura contemporânea. E para encerrar a feira em grande estilo, a noite do dia 10 foi marcada por atrações musicais e emocionantes sorteios.

Durante o evento conseguimos entrevistar algumas pessoas que participaram

Maria Petrolina Neto, integrante da coordenação da comissão Pastoral da Terra do estado de Rondônia, “essa feira agroecológica que está acontecendo aqui, é a primeira, sempre acontece outras feiras, de produtos convencionais, nesse evento de hoje tem um diferencial, pois são produtos agroecológicos, daqueles grupos que estão insistindo em produzir de forma agroecológicas sem uso do veneno. Aqui irá encontrar poucos produtos, mas são produtos de qualidades sem o uso do veneno. O objetivo principal da feira agroecológica é da visibilidade para essa produção, chamando a atenção da sociedade, para o consumo de alimentos mais saudáveis. Estamos aqui com essa pequena amostra, mas querendo despertar na sociedade consumo de alimentos saudáveis

Temos projetos de fazer mais feiras como esta, que essa primeira não fique só na primeira, nossa vontade junto com a caritas é que de cada ano possa está trazendo essa feira, obviamente que pode acontecer um ano em porto velho outro ano em outro município do estado, mas nós vamos está dando essa visibilidade, juntamente com esses agricultores que são acompanhados pela comissão pastoral da terra”. Para finalizar, Maria Petrolina deixou uma mensagem para população “Procure aproximar dos produtores e agricultores que produzem alimentos saudáveis, converse com eles, busque saber de onde está vindo os nossos alimentos no qual consumimos”. Finalizou.

Outro entrevistado, Advogado Cleber Folgado, coordenador fórum em combate aos impactos agrotóxicos, “Esse Fórum foi constituído a algum tempo no estado, dado ao crescimento dos impactos negativos dos agrotóxicos   aqui no estado de Rondônia, hoje temos em média 3,5L de agrotóxicos por pessoas, considerando os dados entre 2022 e 2023, e a gente percebe que esse uso passivo de agrotóxicos causa muito impactos, na saúde, meio ambiente e na economia. O fórum tem como objetivo juntar conjunto de sujeitos da sociedade e organizações e buscar iniciativas para que possa fazer um enfretamento contra os agrotóxicos e a promoção da agroecologia como projeto de vida.”