Porto Velho, quinta, 17 de outubro de 2024

21/07/2024 . Notícias da Arquidiocese

Primeiro dia do Pré-Congresso Eucarístico na cidade de Ariquemes

A celebração da Santa Missa abriu, na tarde do sábado, 20 de julho, o Pré-Congresso Eucarístico da Região Pastoral Ariquemes que acontece na Paróquia São Francisco de Assis. O evento marca a preparação para o primeiro Congresso Eucarístico da Arquidiocese de Porto Velho que completa seu centenário em 2025.

A solene missa foi presidida por Dom Roque Paloschi e concelebrada pelos padres da região, em sua homilia, o arcebispo destacou a importância das comunidades estarem em comunhão, e que não ignorem o Espírito Santo, lembrando o canto: “Igualdade, fraternidade, nesta mesa nos ensinais, as lições que melhor educam, Eucaristia é que nos dais”. Conforme o Evangelho, disse ainda que fazer-se pequeno é um aprendizado constante e diário “Aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração, como cristãos não podemos ignorar a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia.”

Seguido da Celebração Eucarística aconteceram os painéis que tiveram como convidados, Pe. André Luiz Bordignon-Meira, diocese de Campinas/SP; em seguida, Ir. Laura Vicuna, da arquidiocese de Porto Velho e Frei Faustino Paludo, Ofm, da arquidiocese de Porto Velho. Conforme o tema do Congresso: “Do céu para o altar da Amazônia”, os convidados trouxeram os aspectos da Eucaristia na realidade Amazônica e principalmente o cuidado com a Casa Comum.

Durante a noite, houve apresentação da Santa Ceia e lava pés realizado pela juventude da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Alto Paraíso/RO.

O primeiro dia foi encerrado com o lucernário, um momento de oração guiados pelo Oficio Divino das Comunidades, método muito utilizado em nossa região sobretudo pelos leigos e leigas.

Texto: Elisandra Freitas