Porto Velho, sexta, 03 de maio de 2024

12/09/2023 . Notícias da Arquidiocese

Regional De Porto Velho faz assembleia formativa

Cerca de 30 pessoas que compõem os 10 núcleos do regional que integra Rondônia, Acre e sul da Amazônia, se reuniram no Centro Arquidiocesano de Pastoral-CAP, em Porto Velho, de 8 a 10 de setembro, para a realização da assembleia anual.
De caráter formativo, o evento contou com a assessoria do pe. Eder de Carvalho da prelazia de Lábrea, que com extrema lucidez evangélica, abordou desafios da missão deste chão amazônico, que aliás, foi o tema que iluminou todo o encontro.
Dentre as várias ideias apresentadas, a missão como caminho de humanização, que não se deixa mergulhar em obesidades espirituais, mas mergulha na inteira doação, onde encontra sua razão de ser e o seu pleno sentido.
Uma contribuição significativa também, foi apresentada pela Ir. Laura Vicunha, vice presidente da CEAMA, Conferência Eclesial da Amazônia, trazendo ainda, aspectos históricos de organização da caminhada e por fim, o esforço da sinodalidade e nesta, a inclusão participativa dos povos originários.
A assembleia foi também um espaço de partilha da JMJ, dos 50 anos da PJ nacional, dentre outros eventos importantes como os 40 da Pastoral da Criança, abraçada com tanta paixão, pela Vida Religiosa Consagrada, na região.
“Pra mim, foi significativo conhecer a caminhada da CRB Regional, sentir o ardor missionário, neste chão, mesmo em meio a tantas dificuldades. O rosto de Jesus se expande em cada mulher e homem consagrados,” declarou Ir. Lázara Maria Vieira Camargo-Pastorinha, que neste ano passou a integrar a comunidade Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Sevilha, Porto Velho.
Mas o encontro também teve momentos de rica partilha e lazer cultural e espiritualidade.