Porto Velho, quarta, 08 de maio de 2024

27/06/2023 . Notícias da Arquidiocese

RODA DE CONVERSA em prol da VIDA E DA LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.

Na segunda-feira (26), ocorreu uma roda de conversa no salão principal da cúria, reunindo as Pastorais Sociais e Movimentos Sociais de Rondônia. O palestrante foi o Pe. José Boeing, que abordou o tema “Fortalecer a rede de autoproteção popular das lideranças e comunidades ameaçadas em defesa de seus territórios e de seus direitos”. Após a palestra, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem interagir e realizar uma troca de experiência.

O padre José Boeing compartilhou conosco o objetivo principal dessa iniciativa

Padre José Boeing, representante da Repam Brasil, “o encontro que realizamos nesta segunda-feira, conteve a presença do arcebispo Dom Roque, religiosos, religiosas, liderança… Teve o objetivo de  fortalecer a rede de auto proteção  das lideranças defensoras dos direitos que vem sendo ameaçada nas comunidades e fortalecer também o comitê da Repam a nível da arquidiocese de porto velho, eu como representante da Repam estou ajudando a refletir o fortalecimento dessa rede em todas as entidades em prol da justiça, da paz, do meio ambiente, da ecologia integral e principalmente da defesa, não só das pessoas ameaçadas e de seus comunitários povos indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, as pessoas que vivem na vulnerabilidade. O objetivo era fortalecer essa rede, saímos contente pois, saiu uma proposta de oferecer uma oficina sobre mecanismos de riscos, também foi pensado em uma agenda comum com toda essa rede em defesa da vida. Vamos continuar com uma proposta em setembro que é oferecer uma oficina sobre treinamento de mecanismo de auto proteção, fortalecimento da democracia e da cidadania  em nome da Repam brasil” finalizou.