Porto Velho, sexta, 26 de julho de 2024

22/05/2024 . Notícias da Arquidiocese

Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira realiza visita à Cáritas Regional Noroeste

Diferentes instâncias da Cáritas Brasileira está com uma agenda de ações em Porto Velho e demais regiões que abrange o Regional Noroeste da CNBB durante o mês de maio.

A equipe tem a intenção de conhecer as realidades da Amazônia em prol da execução de um novo projeto denominado “Programa Global II”.

O objetivo geral do projeto é contribuir com a proteção do bioma Amazônia e das populações indígenas e comunidades tradicionais que nele habitam de modo a frear a degradação ambiental, o desmatamento e as violações dos direitos dos povos da floresta, contribuindo para a redução dos impactos das mudanças climáticas globalmente.

Este projeto é realizado em parceria com a Cáritas Alemanha e o ministério de cooperação do governo alemão.

Para Indi Gouveia, da coordenação colegiada nacional, é importante essa união e parceria para que as ações aconteçam de forma articulada com o intuito de “promover uma Amazônia resiliente e segura a partir do fortalecimento das comunidades”, diz Indi Gouveia.

Acompanhando a equipe esteva também, Marcus Breuss, assessor da Cáritas Alemanha, que vem com o objetivo de acompanhar e monitorar as ações com o objetivo de criar uma compreensão internacional das diferentes realidade e dimensões da Amazônia. Pare ele, este projeto constrói uma rede de solidariedade e a criar compreensão do cuidado com Amazônia que estrapola fronteiras: “Uma atitude do outro lado do planeta pode influenciar negativamente as condições de vida dos povos originários aqui na Amazônia”, finalizou.

A equipe esteve reunida com o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, para apresentar as ações. Para Dom Roque “o trabalho realizado pela Cáritas é muito importante para os pobres e é muito gratificante ver esse cuidado com a Casa Comum e com os povos originários”. Finalizou o arcebispo