Porto Velho, sábado, 27 de abril de 2024

18/03/2024 . Notícias da Igreja

Seminário organizado pelas Irmãs Scalabrinianas refletiu missão junto aos migrantes e refugiados

Aconteceu entre 5 e 8 de março em Bogotá, Colômbia, o V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados, organizado pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas com o tema “A caminho com os migrantes e refugiados com audácia e esperança”, a partir do lema “Peregrinas da esperança”. O evento aconteceu na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

O evento teve como objetivo analisar o momento e os desafios do mundo das migrações e a respetiva ação missionária das Scalabrinianas, partilhando conhecimentos, experiências e objetivos, de forma a qualificar o serviço e fortalecer o protagonismo dos sujeitos envolvidos na mobilidade humana.

Na abertura do evento, Ir. Neusa de Fátima Mariano, superiora geral da Congregação, expressou a alegria do encontro, como sinal de gratidão à Deus e impulsionadora de esperança. O Seminário contou, ainda, com a presença e participação do Pe. Leonir Chiarello, superior geral dos missionários Scalabrinianos; de Luiza Deponti, do Instituto das Missionárias Seculares; e Pablo Carlotto, coordenador geral do Movimento dos Leigos Missionários Scalabrinianos.

A superiora geral ressaltou todo o processo preparatório do evento, que se caracterizou pelo envolvimento participativo de Irmãs e colaboradores. Ela destacou, ainda, que o evento contribuirá com a articulação de estratégias para a atuação junto a migrantes e refugiados, de acordo com os protagonistas em mobilidade, as parcerias e o contexto eclesial e sociopolítico das diferentes realidades.

Durante o Seminário, foram apresentadas e discutidas as realidades onde atuam as Scalabrinianas, a realidade migratória, as respostas da Congregação aos desafios da mobilidade humana e as diferentes ações realizadas para promover autonomia e integração aos migrantes e refugiados atendidos nas sociedades de acolhida através da educação, trabalho e garantia de direitos.

Entre as diversas contribuições do Seminário, estão as análises sobre os desafios, fragilidades e fracassos que são enfrentados pelas missões e assumidos como ensinamento para o aprimoramento dos serviços prestados. Além disso, foi destacada a importância para o trabalho da Congregação do trabalho em rede, não apenas com instituições da sociedade civil, mas também eclesiais, em especial com outras congregações que atuam junto aos migrantes e refugiados, que podem ampliar e fortalecer a atuação scalabriniana nos diversos âmbitos de ação.

Entre outros temas, o Seminário discutiu o fortalecimento da identidade através da logomarca humilitas, o protagonismo dos leigos e leigas, incidência e advocacy, a feminização da migração, o engajamento político e o protagonismo dos migrantes e refugiados.

Além das Irmãs Scalabrinianas, o evento contou com a participação de entidades e congregações parceiras, colaboradores e colaboradoras, que apresentaram importantes aspectos do trabalho realizado junto aos migrantes e refugiados, tais como o voluntariado, o trabalho em rede e a incidência política. Ainda, foram apresentados relatos de migrantes e refugiados atendidos pelas diferentes missões, enriquecendo ainda mais a discussão sobre a ação scalabriniana junto à população em mobilidade.

As reflexões e análises realizadas durante o V Seminário Congregacional permitirão, agora, um aprimoramento e ampliação da missão das Irmãs Scalabrinianas nos diferentes contextos, realidades e países onde atua a Congregação.