Porto Velho, quinta, 28 de março de 2024

14/07/2022 . Notícias da Arquidiocese

Seminaristas do Regional Noroeste participam do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE) em João Pessoa/PB

Seminaristas de todas as regiões do Brasil estão em João Pessoa-PB desde o dia 11 de julho, para o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).
O congresso terá como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). São esperados 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.
O 4COMINSE conta com o fundamental apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
O regional Noroeste da CNBB está representado pelos Seminaristas de 5 dioceses: Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Humaitá e Cruzeiro do Sul. Nosso seminário Maior São João XXIII está sendo representado pelos Seminaristas:
Enivaldo – 3° ano da configuração (Teologia), Diocese de Guajará-Mirim-RO;
João Victor – 2 ano do discipulado (Filosofia), Arquidiocese de Porto Velho-RO
Jovezon – 3° ano da configuração (Teologia), diocese de Humaitá-AM.

Semana de atividades
O 4º Congresso Missionário Nacional de Seminarista teve sua abertura oficial na noite desta segunda, 11 de julho, e se encerra no próximo domingo, 17 de julho. Ao longo dos dias os seminaristas terão conferências durante todas as manhãs, com temas que vão ajudar a refletir a animação missionária na formação e na vida dos futuros padres.
Entre os conferencistas, o Congresso terá a presença de Pe. Dinh Nhue Nguyen OFM, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No sábado, os mais de 300 participantes farão uma experiência missionária em treze comunidades da Arquidiocese da Paraíba.
Pe. Nhue Nguyen OFM cov., o primeiro conferista do Congresso apresenta uma belíssima mensagem a partir da mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial das missões 2022, sobre o tema: POR QUE E PARA QUÊ A MISSÃO AD GENTES?
Nas suas palavras sentimos fortalecidos e encorajados para o despertar missionário, com ousadia temperada com humildade, sempre indo mais longe, em todos os confins, sempre deixando nos guiar pela docilidade do Espírito Santo. E o papa nos encoraja a buscar nossas forças no Espírito Santo, pois ele é o verdadeiro protagonista da missão.
Fonte: Arquidiocese de Paraíba (adaptado)

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com