Porto Velho, sexta, 03 de maio de 2024

19/08/2023 . Notícias da Arquidiocese

Vocação Vida Religiosa Consagrada

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Dia da Vida Religiosa Consagrada

 

Queridas irmãs e irmãos,

Paz e Bem!

 

Neste dia em que a alegria irrompe na liturgia da Igreja ao celebrarmos a plenitude da Assunção da Virgem Maria, elevada aos céus de corpo e alma, também nos alegramos por celebrar agradecidamente a abundância do Espírito Santo manifestado em todos os carismas da Vida Religiosa Consagrada, em especial, pelas congregações e institutos presentes na Igreja particular de Porto Velho.

A fé da Igreja quis ver na Assunção de Maria a confirmação definitiva de que nossa esperança tem sentido. De que nossa existência está realmente grávida de vida, de uma vida que já se manifesta em nós e que devemos celebrar aqui e agora.

O Magnificat proclamado no Evangelho é a resposta de Maria à ação de Deus. E essa resposta é dada em forma de um cântico de louvor e de gratidão. Maria não se sente grande ou importante, mas, cheia de confiança em Deus, anuncia que Ele se colocou a favor dos últimos. Anuncia que a ação de Deus muda totalmente a ordem social do nosso mundo, derrubando os poderosos de seus tronos e exaltando os humildes. Por isso, ela entoa este canto que se torna também o canto de todo aquele e aquela que busca construir o Reino de Deus.

Maria soube confiar além de toda esperança e manter-se aberta à promessa de Deus. E, hoje, ela anima a nossa esperança e o nosso compromisso de transformar este mundo, para torná-lo mais como Deus quer: um lugar de fraternidade, onde todos e todas possam ter um lugar à mesa que o Pai preparou.

O Papa Francisco, no último dia 15/08, inspirando-se na vida de Maria, refletiu sobre o serviço e o louvor. Nossa Senhora trilhou um caminho de serviço ao próximo e de louvor a Deus:

“O serviço é o amor que eleva a vida, já que quando nos abaixamos para servir alguém é que acabamos nos elevando. Mas o serviço corre o risco de ser estéril sem o louvor a Deus, pois, o louvor eleva o espírito e supera a tentação de se abater”. (Papa Francisco)

 

É este caminho de serviço e louvor que, ao mesmo tempo em que trilha, também nos presta a Vida Religiosa Consagrada, na Igreja e no mundo. Um dia, também os fundadores e fundadoras ouviram o chamado de Deus e dos irmãos, confiaram e se colocaram no caminho do serviço com seus carismas particulares, doados à Igreja pelo Espírito Santo, para o bem do mundo.

Seja no serviço da Educação, da saúde, da assistência social, do cuidado dos imigrantes, da caridade, da comunicação, etc., etc. essas vidas se elevam como cântico de louvor a Deus. Por isso, nesta festa da Assunção, na qual Maria anima o nosso louvor e ação de graças pelas maravilhas que Deus realizou, realiza e realizará em nós e no mundo, queremos louvar e agradecer a Deus pela Vida de cada religioso e religiosa, em especial aos que doam suas vidas na Igreja Particular de Porto Velho, trilhando o caminho do serviço aos irmãos e irmãs e do louvor a Deus, mesmo e apesar de todas as dificuldades e desafios.

Neste dia, a nossa oração torna-se ação de graças no eco ao Magnificat, pedindo que Deus Pai, por meio do seu Filho Jesus Cristo, confirme sempre mais os passos da Vida Religiosa Consagrada, para que, juntamente com os religiosos e religiosas, todo o povo de Deus continue sempre pondo seus passos nos passos de Maria, e possamos dizer com ela na confiança: “que tudo seja feito segundo a tua Palavra, Senhor!”.

Que nossa Mãe, Assunta ao Céu, nos ajude a subir cada dia mais alto por meio do serviço e do louvor.

Viva Jesus Cristo!

Viva a Mãe de Deus!

Viva a Vida Religiosa Consagrada!

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Mãe santíssima!

 

 

Dom Roque Paloschi

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h