Porto Velho, sábado, 27 de abril de 2024

13/10/2023 . Palavra do Bispo

Porto Velho, 15 de outubro de 2023.

Dia dos Educadores e Educadoras

Queridos irmãos e irmãs,

Paz e Bem!

O Brasil dedica o dia 15 de outubro em homenagem aos professores e professoras do País. Meditando sobre esta data tão significativa, pensava o que poderia eu dizer para os educadores da nossa Arquidiocese de Porto Velho. Então, lembrei de uma frase do Papa Francisco, dita no ano de 2021: “Os educadores são artesãos das gerações futuras”.

A imagem do artesão ou artesã, demonstra verdadeiramente a grandeza do trabalho dos professores e professoras. O artesão é aquele que toma em suas mãos a matéria prima e, com muita arte e cuidado, dá forma a ela.

A artesã é responsável por todo o processo de criação que, muitas vezes, são processos que exigem muita dedicação, paciência e amor, usando materiais, técnicas e acabamentos específicos para formar peças únicas, personalizadas, preciosas.

Assim são vocês, queridos professores e professoras, diante dos inúmeros desafios do mundo de hoje. Pessoas que, apesar de serem sempre desrespeitados e pouco valorizados, doam-se completamente e seguem em frente com coragem e perseverança no desafio de educar e de ser os “artesãos” que manuseiam com arte “as três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos”, para fazer emergir nas novas gerações o sonho de um futuro melhor, de um mundo mais sadio, mais inclusivo.

Sim, a educação é um ato de amor que ilumina o caminho para que recuperemos o respeito pela dignidade humana e do planeta. Mas, a educação também é um compromisso e responsabilidade de todos, desde a família até os governantes. Lutar para que a missão dos professores, como agentes da educação seja cada vez mais reconhecida e apoiada com todos os meios possíveis é a grande responsabilidade de toda a sociedade.

Portanto, neste dia, rezemos, de forma especial, para que os educadores e educadoras sejam respeitados em seus direitos, recebam o reconhecimento e investimentos necessários para sua formação.

Rezemos para que vivam, cada vez mais, o seu compromisso com a vida, ensinando as crianças, os jovens e os adultos a serem mais solidários e menos competitivos, e ajudando, especialmente os jovens mais vulneráveis.

Queridos irmãos e irmãs professores, coloco-vos sobre a proteção amorosa de Nossa Senhora Auxiliadora, e invoco sobre todos vocês as bênçãos dos santos e santas educadores.

Com minha gratidão e bênção,

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho