Porto Velho, 11 de Maio de 2025
62° Dia Mundial de Orações pelas Vocações
“Chamados a semear a esperança e a construir a paz”
Irmãos e irmãs
Paz e Bem
Neste 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, unimo-nos à Igreja inteira em oração e reflexão, confiando no Senhor da Messe que continua a chamar homens e mulheres a uma vida de entrega e serviço. Somos convidados a voltar o coração a Deus e escutar com atenção o chamado que Ele continua a fazer em meio ao seu povo.
Inspirados pela mensagem que o nosso querido e saudoso Papa Francisco nos deixou, recordamos que toda vocação – seja ao sacerdócio, à vida consagrada, ao matrimônio ou a um compromisso laical – é um convite a sermos portadores de esperança num mundo sedento de sentido e de paz. Em tempos marcados por conflitos, incertezas e solidão, Deus continua a chamar com voz suave e firme: “Segue-me!”
Em suas catequeses o Papa Francisco nos lembrava sempre que toda vocação é um dom de Deus e uma missão: somos chamados a levar esperança, a construir pontes, a viver o Evangelho com autenticidade. E Deus não se cansa, Ele continua a chamar! Ele chama jovens ao sacerdócio, à vida consagrada, ao matrimônio cristão e ao serviço generoso na vida laical. Mas esse chamado só pode ser ouvido quando há espaço para a escuta e quando há uma comunidade que reza, encoraja, apoia e acompanha.
A vocação é sempre um dom, mas também compromisso missionário: somos chamados não apenas a viver o Evangelho, mas a ser Evangelho vivo nas realidades do cotidiano. Que cada pessoa descubra seu lugar no grande projeto de amor de Deus e, com coragem, diga o seu “sim”, como Maria, como tantos santos, como tantos que hoje constroem a paz com gestos de misericórdia, justiça e fraternidade.
Neste dia especial, todas as nossas paróquias, comunidades, congregações, institutos, todo o povo de Deus é convocado a se unir em oração, pedindo ao Senhor que envie operários para a sua messe. Que surjam vocações santas, alegres e comprometidas em nossa comunidade! Que saibamos reconhecer e valorizar os sinais do chamado de Deus nos corações dos nossos jovens.
Rezemos pelas vocações, mas sobretudo, sejamos resposta ao chamado do Senhor, transformando nossas comunidades em terreno fértil onde germinem vocações para o Reino de Deus e possam crescer e florescer!.
Rezemos com fé e confiança: “Senhor, que todos escutem tua voz e tenham coragem de seguir-te. Desperta nas juventudes o desejo de te servir com alegria. Dá-nos vocações santas para tua Igreja e para o mundo!”
Senhor da messe, envia operários à tua messe, e faz de cada um de nós semeadores da esperança!
Dom Roque Paloschi