“Os homens esclarecidos brilharão como
brilha o firmamento, e os que ensinam
a muitos a justiça brilharão para
sempre como estrelas” (Dn 12,3).
Estimados professores e professoras, neste dia em que comemoramos sua missão, é um dia de homenagens, mas também de reflexão na luta de cada um de vocês que com tão pouco, transformam vidas.
Os professores e as professoras têm a missão de formar e dar um suporte intelectual e profissional às crianças e jovens. Eles têm uma responsabilidade com o futuro do país, mesmo diante dos inúmeros desafios do mundo de hoje. Pessoas que, apesar de serem sempre desrespeitados e pouco valorizados, doam-se completamente e seguem em frente com coragem e perseverança no desafio de educar.
A educação é um ato de amor que ilumina o caminho para que recuperemos o respeito pela dignidade humana e do planeta. Mas, a educação também é um compromisso e responsabilidade de todos. Lutar para que a missão dos professores, como agentes da educação seja cada vez mais reconhecida e apoiada com todos os meios possíveis é a grande responsabilidade de toda a sociedade.
Portanto, neste dia, rezemos, de forma especial, para que os educadores e educadoras sejam respeitados em seus direitos, recebam o reconhecimento e investimentos necessários para sua formação.
Queridos irmãos e irmãs professores, coloco-vos sobre a proteção amorosa de Nossa Senhora Auxiliadora e expresso toda a minha gratidão e admiração por vocês, que, com dedicação e carinho, transformam vidas. Sua paciência, sabedoria e paixão pelo ensino são verdadeiras inspirações.
Com minha gratidão e bênção,
Dom Roque Paloschi