Queridos irmãos e irmãs,
Neste tempo de Páscoa, somos convidados a contemplar o imenso amor de Deus, que se entregou por nós para que tivéssemos a vida em abundância. Que a alegria da vitória sobre a morte nos inspire a viver com mais esperança, compaixão e gratidão este ano de 2025, no qual a Campanha da Fraternidade nos chama a refletir sobre o tema Fraternidade e Ecologia Integral; e o lema “E Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Tanto a Páscoa como a CF 2025 nos lembram da importância de cuidarmos da nossa Casa Comum, de buscarmos um equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente. Que a vivência da nossa fé pascal nos ajude a desenvolver ações concretas em vista de promover uma ecologia integral, onde todos respeitem e protejam a Criação de Deus em todas as suas formas de vida.
Ao celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, reafirmamos que ele é vencedor do pecado e da morte, e assumimos com ele a condição de ressuscitados (cf. Cl 3,1). Nele nos tornamos novas criaturas, comprometidas em preservar a vida de toda a criação, na qual estamos inseridos e com a qual interagimos. Recordando as palavras do Papa Francisco, “Que todos nós possamos, com o especial auxilio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”.
Páscoa é vida nova! E esta nova vida nascida da fé e do seguimento de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, chama toda a humanidade a uma profunda conversão interior (Laudato Si’, 217), que transforme nossas relações com o meio ambiente, conosco mesmos e entre nós. Só assim a nossa Páscoa será autêntica, se conseguirmos mudar nosso estilo de vida pessoal e social, libertando-nos dos mecanismos que degradam a vida humana e do planeta.
Nossa Arquidiocese de Porto Velho também se prepara para viver com grande alegria o Congresso Eucarístico com o tema: Do céu para o altar da Amazônia; e o lema: “Eu sou o Pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão, viverá eternamente” (Jo 6,51). Com certeza, será um momento especial de renovação espiritual, de reflexão e de encontro com o Cristo vivo na Eucaristia.
A passagem da morte à vida, na qual Cristo Ressuscitado venceu a morte, aponta para nós a necessidade de fazer a passagem daquele sistema de morte a este sistema de vida que propõe a Ecologia Integral. É para essa Páscoa que lutamos. É essa Páscoa que já festejamos, pois Cristo está vivo entre nós, garantindo-nos a vitória.
Que a fé e a devoção eucarística nos fortaleçam na missão de sermos cuidadores da Criação e instrumentos de paz e fraternidade no mundo. E que a paz e a graça de Cristo ressuscitado estejam com você e sua família, hoje e sempre.
Feliz e Santa Páscoa!
Dom Roque Paloschi
Bispo da Igreja Particular de Porto Velho-RO