Porto Velho, sexta, 26 de julho de 2024

09/05/2024 . Palavra do Bispo

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS 2024

“Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo”

A semana de oração pela unidade dos cristãos acontece todo ano e é vivenciada por toda a Igreja Universal, mesmo que em datas diferentes. No Brasil é celebrado entre os dias 12, domingo da Ascensão do Senhor, até o dia 19 de maio, Domingo em que a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes.

Neste ano de 2024 o tema se baseia na centralidade do amor na vida cristã, na qual Jesus reafirma o ensinamento judaico tradicional de Deuteronômio 6,5: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”; e Levítico 19,18b: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

A passagem escolhida para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano encontra-se em Lucas 10,25-37. É a pergunta capciosa do doutor da lei: “E quem é o meu próximo?”, que abre espaço para um dos ensinamentos mais exigentes do Mestre Jesus: a parábola do Bom Samaritano.

De acordo com esta parábola, os cristãos são chamados a agir como Cristo, amando como o Bom Samaritano que foi capaz de mostrar misericórdia e compaixão com o necessitado do caminho, independentemente da sua identidade religiosa, étnica ou social. Nessa atitude solidária encontra-se o grande ensinamento de que não são as identidades compartilhadas que devem nos levar a ajudar o outro, mas o amor ao nosso “próximo”.

No entanto, este Mandamento do amor vê-se ameaçado de extinção num mundo marcado por guerras, desequilíbrios nas relações internacionais, desigualdades sociais, depredação ecológica, perda de valores, perda de um senso compartilhado de humanidade, desprezo pelo bem comum, falta de honestidade e de integridade. Nesse ritmo, também a busca pela reconciliação foi enfraquecida pelo empobrecimento espiritual e pela busca de ganhos fáceis. Tudo isso reflete a necessidade de colocar o amor no centro da busca pela paz e pela reconciliação.

Diante dessas realidades que inibem a nossa capacidade de amar como Cristo nos amou, a necessidade de testemunhar o amor de Deus é ainda mais urgente. Pois é aprendendo a amar uns aos outros, independentemente das nossas diferenças, que os cristãos podem se tornar próximos como o samaritano do Evangelho.

Para ajudar-nos neste caminho difícil, os materiais da Semana de Oração pela Unidade Cristã de 2024 foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, país da Nigéria que vêm sofrendo com a guerra; e coordenada por uma comunidade católica com vocação ecumênica nascida em Lyon, França, em 1973, chamada Comunidade Chemin Neuf (CCN). No Brasil, o CONIC convidou a Comunidade de Taizé de Alagoinhas (BA) para realizar a adaptação dos subsídios para nossa realidade. O caderno apresenta três roteiros celebrativos, que formam um caminho com três paradas:

Primeira: somos um;

Segunda: oração da cruz

Terceira: oração da luz.

Como é possível notar, o apelo da Igreja é que possamos fazer desta Semana de Oração pela Unidade Cristã uma Semana com forte apelo Ecumênico. Vamos encontrar Deus que se revela na diversidade das pessoas. Juntos e juntas, vamos fazer desta semana um tempo forte de orações pela paz e reconciliação, para que possamos dizer, não só com palavras, mas com nossa própria vida: “O amor de Cristo nos uniu”!

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja Particular de Porto Velho