Porto Velho, domingo, 05 de maio de 2024

22/08/2022 . Palavra do Bispo

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA VOCAÇÃO PARA A VIDA CONSAGRADA

Porto Velho, 21 de Agosto de 2022.

21º Domingo do Tempo Comum

A vida consagrada, antes de ser compromisso do homem, é dom que vem do Alto, iniciativa do Pai, ‘que atrai a Si uma criatura sua, por um amor de predileção e em ordem a uma missão especial’” (VC, n. 17).

Irmãos e irmãs, Graça e Paz!

Neste terceiro domingo do mês de agosto, recordamos a vocação à vida consagrada. Na Igreja do Brasil, tradicionalmente, este dia é celebrado juntamente com a solenidade da Assunção de Maria aos céus. Portanto, este é um dia de festa, um dia de alegria, não só pela Mãe de Deus que celebramos, mas, também, pelo grande testemunho que a vida religiosa, tendo como exemplo a Virgem de Nazaré, dá para a Igreja vivendo sua consagração no serviço por amor a Deus e aos irmãos e irmãs.

A vocação para a vida consagrada é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar Jesus Cristo de uma maneira radical. Esta vocação nasce na Igreja e para a Igreja, e está a serviço do Povo de Deus. Sua presença em nossas comunidades é imprescindível, pois, sua simples existência prova que é possível viver o Evangelho, mesmo em um mundo excessivamente material e consumista. Os diversos carismas que o Espírito Santo suscita na Igreja é uma riqueza de dons, e seu estilo de vida nos ajuda a viver em processo sinodal, na comunhão e participação na missão, para dar ao mundo o nosso alegre testemunho de fraternidade.

Irmãos e irmãs, neste dia em que celebramos a Assunção de Nossa Senhora, somos convidados a descobrir a presença de Deus já presente, talvez em embrião, mas ao nosso redor. Maria anima a nossa esperança e compromisso de fazer do mundo um lugar de fraternidade, onde todos têm um lugar à mesa que Deus preparou para nós. Ela encoraja o nosso louvor e ação de graças e nos convida a proclamar as grandezas do Senhor e a agradecer a Deus pelo dom da vocação para a vida consagrada.

Obrigado a você, querido Consagrado, querida Consagrada. Obrigado a todos os irmãos e irmãs religiosos presentes nesta Arquidiocese de Porto Velho – RO. A cada um (a) em particular, repito as palavras que o papa Francisco dirigiu-lhes no dia Mundial da Vida Consagrada: “Mesmo que experimentem fadiga e cansaço – isto acontece! Até desilusões acontecem – esperem com paciência na fidelidade do Senhor e não se deixem roubar a alegria do encontro”.

Que Maria, aquela que cheia de confiança em Deus anuncia que Ele se colocou a favor dos pobres e deserdados deste mundo. Ela que é modelos de toda a Vida Consagrada, seja vossa companheira de caminhada, ajudando-os, principalmente nos momentos de provação, a manterem os olhos fixos no Senhor que um dia vos chamou.

Com minha bênção e preces,

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho-RO