Porto Velho, sexta, 03 de maio de 2024

30/06/2023 . Palavra do Bispo

Solenidade de São Pedro e São Paulo apóstolos Dia do Papa

Irmãos e irmãs, Paz e Bem!

No dia 02 de julho celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos. Duas colunas da Igreja! Se olharmos para as características pessoais de cada um, veremos neles duas formas diferentes de seguir a Cristo e de ser Igreja.

Pedro, um homem simples do povo, pescador, de pouco ou nenhum estudo. Muito espontâneo e um tanto primário em suas reações; sempre tomou a palavra diante das indagações de Jesus, mas, também, sempre disse estar pronto para seguir Jesus Cristo até o fim.

Paulo, por sua vez, era um homem letrado, um rabino, alguém que transitava entre a cultura greco-romana. De personalidade forte e intensa, seguia com radicalidade o judaísmo e, com a mesma radicalidade, passou a seguir Jesus Cristo depois de sua conversão.

Tanto Pedro como Paulo viveram sua vocação apostólica levando adiante seu ministério com responsabilidade. Esses dois grandes Santos são dois grandes apaixonados por Cristo e sua Igreja. Dois homens que procuraram fazer a vontade de Deus e encontraram a cruz em Roma.

Aparentemente pareciam rochas intransponíveis, mas por dentro também eles experimentaram o medo. Pedro temeu quando se afogou no mar, temeu tanto por sua vida que até chegou a negar Cristo. Pedro não teria sido capaz de professar a sua fé em Jesus Cristo, se não lhe tivesse sido revelado pelo Pai. Paulo tantas vezes se sentia “prostrado, mas não aniquilado”. Ele reconhece que foi graças à força do Espírito Santo que o Evangelho foi anunciado a tempo e a contratempo. A vida destes Apóstolos está totalmente permeada da fortaleza de Deus.

São homens fortes e fracos, corajosos e medrosos que nos servem de testemunho na fé. O sangue deles foi e é semente de novos cristãos. Estes Apóstolos são grandes por terem percebido a sua pequenez, por terem dado espaço à ação de Deus nas suas vidas.

Pedro e Paulo dizem para cada um de nós que se eles puderam seguir a Cristo até o fim, apesar de suas fragilidades, nós também podemos!

Pedro e Paulo dizem para todos os cristãos de hoje, que existem modos diferentes de compreender, de trabalhar e de apresentar ou propor a igreja de Jesus Cristo.

Pedro e Paulo dizem para nós, cristãos de hoje, que as comunidades eclesiais surgidas dos apóstolos nasceram diversificadas, como podemos perceber lendo o livro dos Atos dos Apóstolos e as Cartas Paulinas. Se assim foi seu início, não devemos tentar uniformizar a Igreja de Jesus Cristo, mas sim, buscar a unidade e a comunhão na diversidade.

Pedro e Paulo dizem para todos nós que Jesus continua a firmar a solidez da sua Igreja sobre a vida e a fé dos Apóstolos de ontem e de hoje. Sobre a sua intrepidez missionária, mas, também, sobre os seus sofrimentos pela causa do Evangelho.

Meus irmãos e irmãs, neste dia em que celebramos São Pedro, considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, celebramos também o Dia do Papa, e queremos recordar, com muito carinho, nosso Papa Francisco.

Rezemos para que Deus lhe conceda a saúde e a coragem de São Pedro, para continuar sendo o pastor dessa Igreja até o fim. Rezemos para que Deus lhe conceda a ousadia profética de São Paulo, para que ele possa ter a força necessária para continuar denunciando as injustiças e anunciando a Palavra de Deus.

Por fim, quero dizer a Jesus, Bom Pastor, muito obrigado por ter coroado a vida dos santos Apóstolos Pedro e Paulo com o glorioso martírio.

E vós, ó santos protetores, obtende-nos a graça de exercer o apostolado da oração, do bom exemplo, do sofrimento e da ação pastoral, para que possamos alcançar o prêmio preparado para os apóstolos fiéis.

Ó santos apóstolos Pedro e Paulo, rogai por nós e pela Igreja de Jesus Cristo. Amém!

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja de Porto Velho