Porto Velho, quinta, 25 de abril de 2024

26/08/2022 . Palavra do Bispo

Vocação dos cristãos leigos e leigas – Dia dos Catequista

Porto Velho, 28 de agosto de 2022.

22º Domingo do Tempo Comum

Vocação dos cristãos leigos e leigas

Dia dos Catequistas

“Ser catequista não é uma profissão, mas uma vocação” (Papa Francisco)

Irmãos e irmãs, graça e paz!

A liturgia deste 22º domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre alguns valores que nos ajudam na construção do Reino de Deus: a humildade, a gratuidade e o amor desinteressado. No Evangelho Jesus denuncia a busca de poder e de superioridade em relação aos outros e revela que a gratuidade e o amor desinteressados devem caracterizar as relações estabelecidas entre todos os convidados para o “banquete”. A experiência de comunhão com Deus é a fonte da vida cristã que dá sentido à caminhada do cristão, mas, exige de nós atitudes de simplicidade, proximidade e de amor que se faz cuidado para com o próximo e a Criação.

É neste espírito de convite para partilhar da mesma mesa que, no último domingo de agosto, a Igreja celebra a vocação dos cristãos leigos e leigas. Em especial, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando, com gratidão, este belíssimo e precioso ministério a serviço da evangelização.

A vocação para o ministério de catequista, homens e mulheres que nas paróquias, comunidades, nas áreas urbanas, rurais, ribeirinhas, nas mais diversas situações, com dedicação e zelo apresentam a Palavra de Deus aos corações de crianças, adolescentes, jovens e adultos, ajuda a conservar ao longo do tempo, o chamado vital e singular que o Senhor faz a cada pessoa para ser seu discípulo-missionário. Como o Papa Francisco bem sintetizou esta vocação: “Catequistas são guardiões da memória de Deus”.

Queridos irmãos e irmãs catequistas, em nome da comunidade eclesial quero lhes dizer: muito obrigado! Obrigado por acreditar na Igreja e professar sua fé, por inscrever tantos e tantas na Escola de Jesus Mestre, colaborando para o crescimento qualitativo e quantitativo desta mesma Igreja. Obrigado por serem educadores da fé do povo de Deus, ajudando-os a transformar a própria vida no Mistério Pascal. Obrigado por ajudar-nos a ler a presença de Deus no cotidiano da vida e a descobrir o rosto de Deus, também nas realidades do mundo. Obrigado por ajudar a olhar o mundo com os mesmos olhos com que Jesus contemplava o povo de sua época.

Neste dia, rogo à Mãe Maria, a primeira catequista, que interceda por cada um e cada uma de vocês. Que ela vos alcance a graça de uma sólida espiritualidade. E que na vivência e testemunho de sua vocação e missão, vocês possam encontrar o caminho da santidade.

“Ide, irmãos e irmãs catequistas, por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 1615), pois, todo lugar é lugar de catequese.

Com minha bênção,

Dom Roque Paloschi