Porto Velho, domingo, 05 de maio de 2024

11/08/2022 . Palavra do Bispo

Vocação para a Vida em Família – Dia dos Pais

Porto Velho, 14 de Agosto de 2022.

20º Domingo do Tempo Comum

VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA

“A Família é a comunidade de amor onde cada pessoa aprende a relacionar-se com os outros e com o mundo”.  (Papa Francisco)

Irmãos e irmãs, Graça e Paz!

Domingo passado agradecemos a Deus pelo dom da vocação para o Ministério Ordenado. Neste segundo domingo do mês das vocações, somos convidados a contemplar a vocação à vida em família que é um dos mais belos chamados, pois, o Matrimônio, tal como a Ordem, é um sacramento, um sinal da manifestação de Deus. O que significa dizer que a vida em família é também um instrumento de santificação.

Com essa certeza, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe para este ano de 2022, a Semana Nacional da Família, com o tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”. A vocação à vida em família é um chamado universal a cuidar da vida com amor.

A família, comunidade de vida e amor, como a definiu o Concílio Vaticano II (GS, 45), é tesouro e patrimônio da humanidade. Portanto, cuidar da família, defendê-la e evangelizá-la é tarefa primordial de cada cristão e de toda a Igreja, sobretudo para apoiar e promover ações e serviços de caridade às famílias, em particular às famílias feridas e mais necessitadas.

Irmãos e irmãs, vivemos tempos difíceis, somos atingidos por diversas crises: de valores, financeira, humanitária, de relações, e até de comunicação, apesar de vivermos na era digital em que falamos o tempo todo com todo mundo, mas sabemos que nunca foi tão desafiador manter o diálogo dentro da família. Em meio a tantos desafios que têm atingido as famílias, a Igreja não se cansa de destacar sua importância como Igreja doméstica e primeira escola da fé.

A família recebeu o chamado divino para ser berço das vocações, porque é nela que acontece a catequese de base, na qual as orações que os pais ensinam aos filhos vão ser transformadas em memórias afetivas por toda a vida. Mas, a família é frágil e necessita do esforço comum para que possa ser fiel à sua vocação. Portanto, confiemos todas as famílias a Sagrada Família de Nazaré, modelo de amor, respeito, humildade e obediência à vontade de Deus. Para que nos lares haja ternura, perdão e paz. E para que esses ambientes familiares sejam templos onde se partilhe o pão e a oração. Só assim a família poderá assumir sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja.

Neste dia em que tradicionalmente celebramos o dia dos pais, rogo a Deus para que cada pai possa se espelhar em São José, o humilde carpinteiro, fiel esposo de Maria, o amado pai adotivo de Jesus. E que a Sagrada Família de Nazaré abençoe as famílias do mundo inteiro!

Feliz Dia dos Pais!

Com minha bênção e preces,

Dom Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho-RO