Porto Velho, quinta, 25 de abril de 2024

nsc.candeias@gmail.com

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

HISTÓRIA

No início dos anos 80, havia em Candeias do Jamari a comunidade Santa Isabel, com uma igreja pequena. Quando o 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) veio construir a BR 364, a mesma teve que ser removida por estar situada na passagem da estrada. Foi então construída a igreja Santa Isabel no terreno onde hoje se localiza a Nossa Senhora da Conceição. Esta perdurou até 1985.

Em 1986 começou-se a construção da barragem de Samuel. Lá havia uma comunidade denominada Nossa Senhora da Conceição. A mesma foi transferida para o local onde hoje é a sede da paróquia. Na mesma época, as Irmãs Marcelinas fundaram um centro social onde hoje funciona o Centro de Pastoral. Foi então construída uma igreja de madeira de aproximadamente 10m x 8m e, após algumas discussões sobre qual seria o orago (Santa Isabel, Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Conceição), decidiu-se por esta última, visto que a maioria do povo era constituído pelos atingidos pela barragem de Samuel.

Nos anos 90 deu-se início à construção da nova igreja, sob a coordenação dos padres combonianos. Em 1992 foi criada a paróquia e se achou por bem passar o atendimento da mesma aos salesianos, que possuíam seu seminário em Candeias desde dezembro de 1989. Os mesmos assumiram o trabalho pastoral nesta paróquia até 2004, quando foi nomeado o primeiro pároco diocesano. Os missionários combonianos que estiveram presentes antes da criação da mesma foram os combonianos: Pe. Lodovico Bonomi, Pe. Primo Silvestre, Pe. Rafael Alan Martinez. Já os salesianos foram: Pe. Lourenço Bertolusso, Pe. Marcelo Bertolusso, Pe. Franco Dalla Valle, (que depois veio a ser o primeiro bispo de Juína – MT), Pe. Francisco José Sadeck dos Santos, Pe. Michel. Os párocos diocesanos foram: Pe. José Geraldo da Silva, conhecido como Pe. Juquinha, da Igreja Irmã de Mariana – MG (2004 a 2011) e Pe. Marcelo Moschini Daudt, da Igreja Irmã de Novo Hamburgo – RS (2011)

A Paróquia conta com comunidades tanto na área urbana quanto na rural, onde é grande a luta do povo por seu pedaço de terra, pela reforma agrária que tanto tarda devido aos interesses de grileiros e daqueles que se apresentam como donos de grandes propriedades de terra. Esse acúmulo em demasia nas mãos de poucos, causa problema sério das monoculturas e do agronegócio, que vem envenenando nossa população, explorando o nosso povo e causando muitas vezes o êxodo rural. Precisamos como Igreja cada vez mais resistirmos junto com os pequenos que estão sendo lesados em seu direito de ter seu lugar onde produzir e gerar vida.

SECRETÁRIA
Bruna Vitaliano de Deus