Porto Velho, sábado, 20 de abril de 2024

Pároco

Pe. José Wilson Andrade (Diocese de Paulo Afonso)

Vigário Paroquial

Pe. Helio Claudio da Silva Lima

Igreja Matriz

Rua José Bonifácio, 1566 - Olaria Porto Velho-RO

secretaria@paroquiarosariopvh.com.br

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

HISTÓRIA

Em 1956, Dom João Batista Costa, Bispo da Prelazia de Porto Velho / Rondônia construiu, com o apoio de várias pessoas da Comunidade, uma Capela que recebeu o nome de Nossa Senhora do Rosário, um Centro Social e uma pequena casa residencial, na quadra situada entre as ruas: José Bonifácio, Tabajara, Jamary e Ariquemes (hoje José Camacho), no Bairro Olaria. A primeira Missa foi celebrada “sob o sol”. O Centro Social visava atender meninos pobres que não tinham onde se divertir. Além do apoio da Comunidade, contava com a colaboração de várias irmãs salesianas. Em pouco tempo, as atividades do oratório desenvolveram-se admiravelmente e o Centro Social de Nossa Senhora do Rosário se tornou uma grande atração para a Comunidade, oferecendo vários cursos profissionalizantes e recreação.

O primeiro sacerdote indicado para atuar junto à comunidade foi o Pe. Romano Klemkowski, que permaneceu no período de 1956 a 1958. Depois dele, até 1968 trabalharam vários outros sacerdotes: Pe. Mário Castagna, Pe. Bento Barlascini, Pe. Fausto Boem, Pe. Ângelo Spabari e Pe. John Fagan.

O Pe. Pascoal Di Paolo transformou o Centro Social, nos anos de 1969 a 1974, num grande centro de educação e profissionalização de jovens e adultos. Depois dele, O Padre Zenildo Gomes da Silva deu continuidade aos serviços e foi o responsável no período de 1974 a 1977.

Em 1976, a Comunidade Nossa Senhora do Rosário foi elevada à Paróquia com o seguinte Decreto: “Aos 25 do mês de dezembro de 1976, Natal do Senhor, depois de ouvido nosso Conselho Presbiteral, houvemos por bem erigir a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, nesta cidade de Porto Velho, e confiá-la ao Rvmo. Pe. Zenildo Gomes da Silva. A sobredita Paróquia terá os seguintes limites: norte – margem direita do Rio Madeira; sul – Rua Abunã; leste – Av. Lauro Sodré; e oeste – Av. Farquar. Que o presente documento seja transcrito para o Livro de Tombo da Paróquia, ora erecta e lido na Missa principal de domingo. In Fide Veritatis – Porto Velho, 25 de dezembro de 1976 – Dom João Batista Costa”.

O Pe. John Fagan, que já havia sido responsável antes do Padre Pascoal Di Paolo, retornou e assumiu a Paróquia em 1977. Ele reformou e ampliou a Igreja do Rosário, manteve a Oficina, o Centro Social e a casa paroquial, com grande esmero. Construiu também a casa das recém chegadas Irmãzinhas da Imaculada, no bairro São Sebastião. Com o trabalho missionário destas religiosas surgiu a Comunidade São Sebastião (1982), no bairro de mesmo nome, e a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (1983), no bairro São Sebastião II. No Bairro Nacional, surgiu a Comunidade São Paulo Apóstolo (1987).

De 1984 até 1993 atuaram na Paróquia os seguintes padres: Pe. Raimundo de Araújo Sila, Frei Jeremias Di Nardo, Capelão Militar Pe. José Gonçalves, Pe. Carlos Mayr e Pe. Otávio Rodrigues da Silva.

A partir de janeiro de 1994 o seminarista Gilvane Mendes assumiu a Paróquia. Ele foi ordenado sacerdote em dezembro do mesmo ano. Tendo ido para Campo Largo (PR) para visitar seus parentes, acabou morrendo num trágico acidente automobilístico.

De 1995 até 2005, atuaram na Paróquia os seguintes padres: Pe. Roque Benatti, Pe. Genival Viana Porto, Pe. Francisco Leite Morais e Pe. Lúcio Batista de Paula. Em 2005, no Bairro Nacional, surgiu a Comunidade Santo Expedito.

Em 2006, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi assumida pelo Pe. Geraldo Siqueira de Almeida. Desde então, a Paróquia voltou a crescer e foi dinamizada com a criação de novas Comunidades e Missões Populares, contribuindo para a formação de discípulos missionários de Jesus Cristo. Com o Pe. Geraldo foram criadas as Comunidades: Nossa Senhora Rainha (2007), São Benedito (2008), Divino Espírito Santo (2008), Santa Maria dos Pobres (2008) e Santa Luzia (2009).

Em 2009, a Comunidade São Francisco de Assis, situada na Estrada do Belmonte, na margem direita do Rio Madeira, passou a fazer parte da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. No ano de 2014, com a histórica enchente do Rio Madeira, ela terminou sua caminhada, pois os seus membros tiveram de sair de suas casas, e hoje participam em outras Comunidades da Paróquia.

No período em que a Paróquia foi guiada pelo Pe. Geraldo chegaram as Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, que residem no Bairro Nacional, e as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, que residem no Bairro São Sebastião II. Também passou a fazer parte da vida da Paróquia o Pe. Rui Moreira Feitosa, que colaborou com as Celebrações de Missas e Palestras, até o final de sua vida.

No dia 30 de abril de 2011, às 18 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, o seminarista Ronny Santos de Abreu, que já residia na Casa Paroquial, juntamente com o Pároco Padre Geraldo, foi ordenado Diácono e no dia 03.09.2011, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus foi ordenado Sacerdote. Celebrou sua 1ª Missa, no dia 04.09.2011, na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Tendo contribuído bastante, com o Padre Geraldo e Padre Ruy, foi nomeado pároco, em outubro de 2012 permanecendo até junho de 2017, quando foi estudar em Roma.

No dia 17 de junho de 2017 foi empossado Pároco, Padre Marco Antônio Soares. Que permaneceu até o dia 2 de fevereiro de 2021, quando foi para Vista Alegre do Abunã.

Em, 20 de fevereiro, às 18 horas, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário foi empossado Pároco o Padre José Wilson Andrade, da Diocese de Paulo Afonso.

Os Padres que atuaram nesta Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, sempre tiveram a imprescindível contribuição de muitos e dedicados leigos.

SECRETÁRIA
Jaqueline