Porto Velho, quarta, 30 de novembro de 2022

Arquidiocese de Porto Velho

Pároco

Pe. Irineu Fracalossi

Igreja Matriz

Rua Boa Vista, 4674 - Centro Vale do Anarí - RO

Telefone

(69) 99201-2253

Whatsapp

5569992012253

E-mail

parsagradocoracaodejesusanari@gmail.com

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, é a primeira do Município de Vale do Anari e a segunda paróquia com este nome na Arquidiocese de Porto Velho/RO, nasceu com uma capela do mesmo nome.

O inicio da construção da capela se deu no ano de 1985. A primeira grande contribuição foi do senhor Jorge Fachiano, que em meados do ano de 1984 se mudou para a região de Vale do Anari, no inicio da criação do município, e tendo, portanto algumas terras doou uma delas para que a igreja fosse construída. A primeira construção foi de palha, com o tempo foi construída outra de madeira e hoje se tem a capela de alvenaria. Muitos foram os que contribuíram para a criação desta comunidade, dentre eles está o senhor Sebastião Viana, ele foi o primeiro coordenador da comunidade Sagrado Coração de Jesus, ao qual também teve sua participação no primeiro culto que foi realizado nesta comunidade.

Não podemos deixar de lembrar a família de todos que contribuíram direto e indiretamente com a construção e manutenção em estrutura e vida de fé desta comunidade, para que ela pudesse ter chegado aonde chegou, dentre eles podemos citar Sebastião Viana e família, Hermínio Rodrigues Borges e família, João Tavares e família, Jorge Fachiano e família, Renato Campos Del’ Lorto e Neide Marino Del’ Lorto e família, Lauro Alves e família, José Alves de Alvarenga e família, José Francisco da Silva e família, e tantos outros.

A comunidade pertencia à Paróquia de Jaru – São João Batista, Diocese de Ji-Paraná, desde sua criação em 1985 até o ano de 1990. Os padres que faziam visitas nas comunidades de Vale do Anari eram Padre Franco, Padre José ambos da cidade de Jaru. As visitas eram realizadas de 3 em 3 meses.

O dizimo era recolhido no valor do litro da gasolina da época, e também recebiam galinhas como meio de devolução do dízimo, pois ambos eram taxados de acordo com a inflação que havia sido estabelecida pelo Governo Federal, e para aumentar a contribuição do dízimo eram realizados leilões e festas.

Os primeiros doze jovens da comunidade Sagrado Coração de Jesus a serem crismados foram levados para serem crismados no município de Theobroma por Dom Antônio Possamai, da Diocese de Ji Paraná. Quatro membros da comunidade Sagrado Coração de Jesus participaram da 1ª Romaria da Terra que foi realizada no ano de 1987 na cidade de Ji Paraná/RO.

O Padre José celebrou a última missa no setor Anari por volta de 1990. O Padre Vitor (palotino) visitou as comunidades de Vale do Anari um pouco antes do setor Anari ser entregue para a recém-criada Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Machadinho do Oeste, no ano de 1990, tendo como pároco Padre Carlos Suykens. No período de 1986 a 1990 o setor Anari possuía 7 comunidades.

No dia 14 de junho do ano de 1991, já existiam 12 comunidades no setor Anari, e foram visitadas pelo Padre Carlos Suykens. Em 09 de outubro de 1992 foram crismados jovens da comunidade Sagrado Coração de Jesus por Dom José Martins da Silva, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Porto Velho.

No dia 15 de junho do ano de 2012 recebemos a visita do Arcebispo Dom Esmeraldo e dia 30 de setembro do mesmo ano foi realizada a Crisma com os jovens do setor Anari na comunidade Sagrado Coração de Jesus. No ano de 2013 a crisma foi realizada na Comunidade Santíssima Trindade, do setor Anari, e em 2014 no dia 07 de setembro, realizou a crisma na comunidade Sagrado Coração de Jesus com os jovens do setor Anari.

E por fim, e não encerrada a história da comunidade Sagrado Coração de Jesus, foi realizado no dia 03 de novembro de 2018, na escola Bartolomeu Lourenço de Gusmão, a Ordenação Presbiteral do Diácono José Rodrigues da Silva Filho.

No dia 10 de fevereiro do ano de 2019, houve então a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Vale do Anari – RO, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Machadinho D’Oeste – RO, e foi dada a nomeação de primeiro Pároco para o Padre José Rodrigues da Silva Filho. Segundo Pároco Padre Irineu Fracalossi posse 28/02/2021.

Atualmente, a paróquia atende 21 comunidades, sendo duas urbanas e dezenove rurais.

SECRETÁRIA
Débora de Novaes Fernandes

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
Segunda-Feira à Sexta-feira das 07h30 às 13h
Sábado 8h até 12h

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Domingo às 08h e 19h30
Quinta-Feira às 19h30
1ª Sexta-Feira do mês – missa do Sagrado Coração de Jesus às 19h30

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h