Porto Velho, quarta, 28 de fevereiro de 2024

Pe. Sérgio Eduardo Ochoa Aranda (Orionita)

Vigário Paroquial

Pe. Otávio Marques Ferreira (Orionita)

Igreja Matriz

Rua Heleno de Andrade, 1354 - Setor 2 Caixa Postal 62 Buritis-RO

paroquiastamarta@gmail.com

Paróquia Santa Marta

HISTÓRIA

A região onde está localizado o município de Buritis foi desbravada no inicio da década de 90 por migrantes (capixabas, mineiros, paranaenses, nordestinos) vindos das várias regiões do Brasil. E quem vê a Paróquia Santa Marta hoje, com mais de 80 comunidades organizadas, precisa saber que, para chegar a este ponto, foi necessário o empenho de muita gente trabalhadora e de fé: padres, irmãs, leigos e todo o povo de Deus.

A primeira missa em Buritis foi celebrada debaixo de uma figueira no dia 28 de julho de 1990. O altar foi uma mesa feita de lascas de coqueiro e quem presidiu foi o padre Silvino, auxiliado pela irmã Lúcia, vindos da Paróquia Cristo Rei de Ariquemes.

Em julho do ano seguinte, com a decisão dos locais e apoio do Padre Silvino, foi construída uma capela de madeira, tendo por nome Comunidade Cristo Rei e seu primeiro coordenador, o Sr. Leocádio.

Depois, vieram: Pe. Afonso, o Diácono Pedro Ronconi e o seminarista Francisco que deram início às pastorais. Com o passar do tempo e o número de comunidades aumentando, surgiu a necessidade de organizá-las por setores e formar uma equipe de coordenação setorial, tendo como coordenador geral o Sr. Eniel. As comunidades  receberam  ajuda dos padres Francisco Leite e Francisco Trimboli, da paróquia de Monte Negro, que também muito contribuíram conosco.

Com o número crescente de capelas na região, começou a surgir entre as comunidades a esperança e o desejo de ter uma paróquia em Buritis. Foi então que, a pedido de Sr. Eniel, Dom Moacyr veio visitar a região e, em reunião com os representantes das capelas, aconselhou mudar o nome da primeira comunidade (Cristo Rei) que era a capela central, por já existir em Ariquemes uma paróquia com o mesmo padroeiro. Após sugestões e votação foi escolhida Santa Marta como padroeira da paróquia, motivando-nos a ser amigos e acolhedores de Jesus. Em 2000, a pedido de Dom Moacyr, os padres carmelitas, da cidade de Rolim de Moura: Edmilson, Rivas, Darcir, Luís e Antônio atenderam as comunidades por uma temporada.

Em junho de 2003 recebemos as Irmãs Missionárias Carmelitas como a primeira comunidade religiosa a vir morar em Buritis na pessoa das Irmãs: Alice, Neilda e Paloma.

Só então, com a chegada dos padres e religiosos Orionitas (Pe. Otávio, Pe. Vanildo e Clérigo Carlos César) em 22 de fevereiro de 2004 é que a Comunidade Santa Marta foi elevada a Paróquia, tendo com primeiro pároco o Padre Otávio Marques que permaneceu em Buritis até o ano de 2013.

A paróquia hoje é formada por 90 comunidades, dentre elas 05 são urbanas contando com a própria Matriz.

SECRETÁRIA
Ana Paula / Paloma
Fone: (69) 98481 – 2636
E-mail: paroquiastamarta@gmail.com

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
De Segunda à Sexta-Feira: das 8h às 12h e da 14h às 18h
Aos Sábados: das 8h às 12h

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Domingo: 8h e 19h30
Quinta: 19h30
Sábado: 19h30

Comunidades:

AREA MISSIONÁRIA PADRE EZEQUIEL (Área Rural): Composta por 04 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA SANTO ANTONIO (Área Rural): Composta por 03 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA SANTA CRUZ (VILA UNIÃO) (Área Rural): Composta por 06 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA IMACULADA CONCEIÇÃO (SARACURA): Composta por 03 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA SAGRADA FAMÍLIA (Área Rural): Composta por 06 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA APERECIDA (Área Rural): Composta por 03 comunidades.

AREA AMISSIONÁRIA SANTA LUZIA (LH 72) (Área Rural): Composta por 05 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA DO CARMO (Área Rural): Composta por 05 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA SANTA TEREZINHA (Área Rural): Composta por 03 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA NOSSA SENHORA SALETE (Área Rural): Composta por 04 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA SÃO LUCAS (Área Rural): Composta por 05 comunidades.

AREA NOSSA SENHORA FATIMA (Área Rural): Composta por 09 comunidades.

AREA MENINO JESUS (3 COQUEIROS) (Área Rural): Composta por 05 comunidades.

AREA SÃO LUIS ORIONE (Área Rural): Composta por 04 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA CRISTO REI (Área Rural): Composta por 09 comunidades.

AREA MISSIONÁRIA SÃO PEDRO APOSTOLO (Área Rural): Composta por 07 comunidades.

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h