Porto Velho, terça, 28 de junho de 2022

Arquidiocese de Porto Velho

Pároco

Pe. Sérgio Eduardo Ochoa Aranda (Orionita)

Vigário Paroquial

Pe. Erenaldo Chaves dos Santos (Orionita)

Vigário Paroquial

José Sebastião Barros da Silveira (Orionita)

Igreja Matriz

Rua Heleno de Andrade, 1354 - Setor 2 Caixa Postal 62 Buritis-RO

Telefone

(69) 98481 - 2636

E-mail

paroquiastamarta@gmail.com

Paróquia Santa Marta

HISTÓRIA

A região onde está localizado o município de Buritis foi desbravada no inicio da década de 90 por migrantes (capixabas, mineiros, paranaenses, nordestinos) vindos das várias regiões do Brasil. E quem vê a Paróquia Santa Marta hoje, com mais de 80 comunidades organizadas, precisa saber que, para chegar a este ponto, foi necessário o empenho de muita gente trabalhadora e de fé: padres, irmãs, leigos e todo o povo de Deus.

A primeira missa em Buritis foi celebrada debaixo de uma figueira no dia 28 de julho de 1990. O altar foi uma mesa feita de lascas de coqueiro e quem presidiu foi o padre Silvino, auxiliado pela irmã Lúcia, vindos da Paróquia Cristo Rei de Ariquemes.

Em julho do ano seguinte, com a decisão dos locais e apoio do Padre Silvino, foi construída uma capela de madeira, tendo por nome Comunidade Cristo Rei e seu primeiro coordenador, o Sr. Leocádio.

Depois, vieram: Pe. Afonso, o Diácono Pedro Ronconi e o seminarista Francisco que deram início às pastorais. Com o passar do tempo e o número de comunidades aumentando, surgiu a necessidade de organizá-las por setores e formar uma equipe de coordenação setorial, tendo como coordenador geral o Sr. Eniel. As comunidades  receberam  ajuda dos padres Francisco Leite e Francisco Trimboli, da paróquia de Monte Negro, que também muito contribuíram conosco.

Com o número crescente de capelas na região, começou a surgir entre as comunidades a esperança e o desejo de ter uma paróquia em Buritis. Foi então que, a pedido de Sr. Eniel, Dom Moacyr veio visitar a região e, em reunião com os representantes das capelas, aconselhou mudar o nome da primeira comunidade (Cristo Rei) que era a capela central, por já existir em Ariquemes uma paróquia com o mesmo padroeiro. Após sugestões e votação foi escolhida Santa Marta como padroeira da paróquia, motivando-nos a ser amigos e acolhedores de Jesus. Em 2000, a pedido de Dom Moacyr, os padres carmelitas, da cidade de Rolim de Moura: Edmilson, Rivas, Darcir, Luís e Antônio atenderam as comunidades por uma temporada.

Em junho de 2003 recebemos as Irmãs Missionárias Carmelitas como a primeira comunidade religiosa a vir morar em Buritis na pessoa das Irmãs: Alice, Neilda e Paloma.

Só então, com a chegada dos padres e religiosos Orionitas (Pe. Otávio, Pe. Vanildo e Clérigo Carlos César) em 22 de fevereiro de 2004 é que a Comunidade Santa Marta foi elevada a Paróquia, tendo com primeiro pároco o Padre Otávio Marques que permaneceu em Buritis até o ano de 2013.

A paróquia hoje é formada por 90 comunidades, dentre elas 05 são urbanas contando com a própria Matriz.

SECRETÁRIA
Ana Paula / Paloma
Fone: (69) 98481 – 2636
E-mail: paroquiastamarta@gmail.com

EXPEDIENTE NA SECRETARIA
De Segunda à Sexta-Feira: das 8h às 12h e da 14h às 18h
Aos Sábados: das 8h às 12h

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Domingo: 8h e 19h30
Quinta: 19h30
Sábado: 19h30

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 9368-2074 Telefone e WhatsApp pastoralarquivpvh@gmail.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h