HISTÓRIA
O bairro onde se localizou a primitiva capela chamava-se Areal (Areial) devido a uma mina de areia. Dom João muito concorreu para a compra do terreno e ajudou na construção. Com isso iam chegando outros moradores no bairro. Foram criadas as Associações dos Vicentinos e das Damas da Caridade. Todos colocaram seus nomes dentro de uma garrafa que foi enterrada no terreno da Igreja.
Para a consolidação da comunidade muito se empenharam os primeiros catequistas que foram Dom João, Padres Fausto e Mário, salesianos, Irmãs Salesianas e diversos leigos/as. Logo funcionou um Oratório (1953) dinamizado inicialmente pelas Irmãs Deolinda, Odália e Rita Ramalho, salesianas. O Oratório visava atender, sobretudo, as crianças pobres. Para isso foi criada uma caixa comum para receber doações.
Em 1972 foram também animadoras catequistas as Irmãs Catequistas Franciscanas.
A Igreja foi iniciada em 1952, onde no local existia, então, somente um grande areal. Chamava-se Capela do Areal. A paróquia foi criada em 1953. O atendimento nos primeiros anos foi feito por Dom João. O primeiro Pároco foi o salesiano Pe. Mario Castagna, em 1956. Construiu uma Igreja bem maior que passou a se chamar Santuário. Levantou outras capelas, como a do Triângulo. O trabalho dos leigos se realizava, sobretudo através dos Vicentinos e Damas da Caridade. Tanto o Pe. Mário como o Pe Chiquinho, estão sepultados nessa Igreja.
A introdução da imagem do Sagrado Coração de Maria aconteceu no dia 1º de janeiro de 1954 com uma Romaria que saiu da Catedral, indo para sua nova sede no Areal . No dia 11 de novembro de 1956 D. João benzeu solenemente a Igreja do Areal. No dia 28 de agosto de 1960 “com toda a solenidade foi instalada a nova Paróquia no Bairro do Areal, tendo por padroeira o Imaculado Coração de Maria. O primeiro vigário foi o dinâmico Pe. Mario Castagna que em poucos meses de intenso apostolado, transformou aquele bairro. As nove horas houve missa solene cantada pelo Sr. Bispo Dom João Batista Costa. Durante a missa foi lida a ata de ereção da nova paróquia e foi oficialmente nomeado o novo vigário” . No bairro Triângulo está a comunidade Santa Terezinha.
Também pertence à Paróquia Nossa Senhora de Fátima a Capela de Santo Antônio, situada na antiga vila de Santo Antônio. O local é o final da franca navegação pelo Rio Madeira e serviu de ponto de referência para a construção da EFMM. Depois de quatro anos de obras foi inaugurada em 1913. Hoje é o que resta da antiga vila de Santo Antônio, outrora município de Mato Grosso. Foi tombado como patrimônio do Estado de Rondônia em 1985.
SECRETÁRIA
Girliane Sousa de Matos
Fone: (69) 3229-7704
E-mail: santuario_fatima@hotmail.com
EXPEDIENTE NA SECRETARIA
Segunda à Sexta-feira – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado – 8h às 12h
HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES
Terça a Sexta às 19h
Sábado às 18:30h
Domingo às 8h e 19h
Dia 13 de cada mês missa em honra de Nossa Senhora de Fátima às 6h, 9h, 12h e 18h