Entre os dias 1º e 3 de novembro de 2024, a comunidade de São José, no distrito de Calama, revebeu a visita da irmã Noemi Klaus Varela, da Congregação Franciscana do Apostolado Paroquial e da Cáritas Humaitá, Larissa Rodrigues, da Comissão Pastoral da Terra de Rondônia, e Edilaine Guariniri Oliveira, da Cáritas Brasileira Articulação Noroeste. A presença das três lideranças teve como objetivo a realização de uma formação em Economia Popular Solidária com o grupo de mulheres artesãs de Calama.
A presença das três foi motivada pela realização de uma formação em Economia Popular Solidária com o grupo de mulheres artesãs de Calama, com oficina para produção artesanal de sabonetes ministrada pela irmã Noemi Klaus. A proposta foi bem acolhida pela comunidade, proporcionando trocas de saberes entre as mulheres, que compartilharam vivências e histórias acumuladas ao longo de suas vidas.
Como fruto desse trabalho, as mulheres produziram seus primeiros sabonetes artesanais, com diversos aromas e alguns produzidos com matérias-primas extraídas do território, com o propósito de defender a floresta e as riquezas quem vêm de seus próprios quintais. É interessante notar que o grupo já consolidou sua identidade ao se denominar “Grupo de Mulheres Artes Beiradeiras”.
Texto por: Pe. Emmanuel Muhime Mccj