Na última segunda-feira (08), teve início no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP), em Porto Velho, a formação permanente para agentes de pastorais da Arquidiocese de Porto Velho deste ano.
O encontro reúne padres, diáconos, religiosas, religiosos, catequistas e lideranças das paróquias da Arquidiocese, tanto da capital quanto do Regional Ariquemes.
Com o tema “Caminhos de sinodalidade na Arquidiocese de Porto Velho e indicações pastorais do Congresso Eucarístico Arquidiocesano”, a formação busca favorecer a convivência fraterna, o aprofundamento de temas relevantes e a troca de experiências entre agentes pastorais ordenados, consagrados e leigos.
O assessor do encontro é o padre André Luiz Bordignon-Meira, vigário da Catedral Sagrado Coração de Jesus, que destacou a importância desta oportunidade de formação:
“Este encontro é fundamental para fortalecer a caminhada pastoral da nossa Igreja. É um espaço de escuta, partilha e aprendizado, onde cada agente pode se sentir chamado a assumir práticas concretas de transformação em sua comunidade”, ressaltou o padre André.
O arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, também participa da formação e enfatizou o espírito de comunhão que marca o evento:
“Estamos vivendo um tempo em que a Igreja nos pede cada vez mais sinodalidade, ou seja, caminhar juntos. Momentos como este ajudam a renovar a missão, para que possamos servir com mais esperança, fé e unidade o povo de Deus na Amazônia”, afirmou o arcebispo.
Este terceiro dia de formação foi dedicada à Revisão do Documento Final do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, realizado de 10 a 13 de julho, marcando o encerramento das celebrações do centenário da Igreja particular de Porto Velho. A atividade contou com a moderação do padre Cristiano Amaral, da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Alto Paraíso. Pela manhã, o documento foi apresentado para estudo e, agora à tarde, os grupos realizaram trabalhos de partilha e apresentação de sugestões.
A formação segue até o meio dia da próxima sexta-feira (12), com palestras, momentos de espiritualidade e partilhas de experiências.
Texto: Rádio Caiari
Por: Assessoria de Comunicação