A esperança convida-nos a crescermos em uma Igreja sinodal, cultivando a comunhão, a participação e a missão. Por isso, a nossa Assembleia Arquidiocesana (15 e 16 de novembro, em Ariquemes) possibilitou pensar a respeito deste convite: Perspectivas e Renovações das Comunidades – caminhando para uma Igreja Arquidiocesana Sinodal.


A sinodalidade se constrói à luz do Evangelho e com abertura ao Espírito Santo, fazendo-nos corresponsáveis e sensíveis às necessidades pastorais, evangelizadoras e missionárias de nossas comunidades.
A Igreja unida e em oração escutou a proposta teológica e pastoral, para construir processos permanentes de sinodalidade. O nosso assessor Celso Carias (teólogo da PUC–RJ e membro de comunidade), com palavras acessíveis e de precisão, fez a todos nós refletirmos que Igreja sinodal é um modo de ser. Esse é o norte da bússola: sermos membros vivos da Igreja! Aprendemos na convivência da Palavra, nos Sacramentos e na prática pastoral (At 2, 42-47) a prosseguir esse caminho juntos.




Juntos! Que o fogo do Espírito Santo nos provoque, nos une e nos faça abertos para cada vez mais sermos uma Igreja “em saída”, acolhedora, missionária, amiga da criação e unida na e pela Trindade.


Rezemos com a presença carinhosa da Mãe Auxiliadora, para que os frutos de nossa Assembleia sejam visíveis em nossas Comunidades. E possamos caminhar como nos direciona o documento final do nosso Congresso Eucarístico Arquidiocesano (2025): nutridos pela Eucaristia, construindo a cultura vocacional e valorizando a ministerialidade, pois o “céu toca o chão amazônico”




IMAGENS: https://drive.google.com/drive/folders/154zik5LwfB-wc9oPMSBJNoxLaUOQEZ8S?usp=sharing
Texto: Padre André Luiz
Imagem: Claúdio – Pascom Cristo Rei
Por: Daiane Sales – Assessoria de Comunicação