Porto Velho, quinta, 26 de dezembro de 2024

29/11/2024 . Cartas Pastorais

Carta pastoral n.060

Carta Pastoral n. 060/2024 

Porto Velho, 28 de novembro de 2024 

Aos agentes de pastoral, ordenados, consagrados(as) e cristãos leigos e leigas da Arquidiocese  de Porto Velho, 

Saudações em Cristo! 

Nossa Igreja, presente no chão amazônico de Porto Velho-RO, deseja continuar caminhando na  comunhão, participação e missão. Esse caminho, construído com o apoio de nossas Assembleias  Arquidiocesanas, tem recebido valiosas contribuições que nos ajudam a discernir os rumos colegiados  e sinodais que queremos trilhar. 

Chegou o momento de nossas bases comunitárias e pastorais ampliarem sua participação, oferecendo  reflexões e contribuições para a construção dos horizontes que almejamos alcançar. Inspirados pelos  pilares da Palavra, do Pão Eucarístico, da Caridade e da Missão, somos chamados a realizar  processos pastorais à luz do Espírito Santo. 

Neste contexto, apresentamos dois documentos que nortearão nossas atividades conjuntas em 2025: 1. Caminhos e Horizontes para a Construção do Plano de Pastoral Arquidiocesano – 2025- 2029 

Este documento é uma proposta inicial que deve ser lida, compartilhada e debatida em nossas  comunidades e pastorais. Pedimos que enviem suas sugestões e contribuições, respeitando o  cronograma estabelecido no próprio documento. 

  1. Programação Geral do Congresso Eucarístico Arquidiocesano 

Este evento será realizado de 10 a 13 de julho de 2025 e será uma oportunidade singular para  refletirmos sobre a centralidade da Eucaristia na vida da nossa Igreja, em comunhão com o  tema o do Simpósio Teológico do congresso. Do céu para o Altar da Amazônia.” 

Aproveitamos para agradecer todo o apoio dispensado à Coordenação de Pastoral Arquidiocesana.  Recomendamos que este trabalho seja constantemente acompanhado por suas orações. 

Com votos de um abençoado Advento e um Natal do Senhor pleno de graça e luz, colocamo-nos à  disposição para caminharmos juntos na construção de uma Igreja viva e comprometida com os  desafios e esperanças do nosso tempo. 

Fraternalmente,

CAMINHOS E HORIZONTES PARA A CONSTRUÇÃO DO PLANO DE PASTORAL  ARQUIDIOCESANO – 2026-2029 

Palavras-chave: Povo de Deus; sinodalidade; pluralismo; unidade; acolhida, IVC (Iniciação à  Vida Cristã); 

A nossa Igreja presente no chão amazônico de Porto Velho-RO deseja caminhar na comunhão,  participação e missão. Esse caminho com as nossas assembleias arquidiocesanas tem recebido  ricas colaborações, possibilitando as palavras chaves dos caminhos que desejamos percorrer  colegiadamente e sinodalmente. Por isso, o momento é das nossas bases comunitárias e pastorais  participarem, ampliando e contribuindo com a construção dos horizontes. Os pilares da Palavra, do  Pão Eucarístico e da Caridade nos ajudam a realizar processos à luz do Espírito Santo. Assim o  Papa Francisco enfatiza que sem o protagonismo do Espírito Santo e a comunhão, os planos  pastorais não farão o Reino crescer: 

“O que faz crescer dentro o reino de Deus, não são os planos pastorais, as  

grandes coisas… O Espírito ‘faz crescer e quando chega o momento aparece o  fruto’. Uma ação que escapa à plena compreensão: ‘Quem lançou a semente do  reino de Deus no coração do bom ladrão? Talvez a mãe, quando lhe ensinou a  rezar… Talvez um rabino, quando lhe explicava a lei…’. Sem dúvida, não obstante  na vida ele se tenha esquecido dela, num certo momento aquela semente escondida  foi feita crescer. Tudo isto acontece porque ‘o reino de Deus é sempre uma surpresa  que vem’ como ‘dom do Senhor’ ” (Papa Francisco, homilia do dia 16 de novembro  de 2017). 

Somos convidados a escutar o Espírito e os sinais dos tempos, para fazer do nosso plano  pastoral abertura ao crescimento do Reino. Abrir as portas e percorrer esses caminhos,  será a nossa Igreja para os próximos anos. Ela será uma Igreja mais pastoral, mais sinodal,  mais justa, mais aberta, segundo a linha traçada pelo Concílio Vaticano II. Junto as alegrias  e as dores do nosso povo (GS1) e da nossa Casa Comum (LS 2). A proposta do  planejamento acontecerá com o entusiasmo do nosso pastor Dom Roque, valorizando a  memória eucarística, histórica, missionária: 

Proposta do Planejamento

  1. Orientações Gerais 

1.1 A partir da acolhida de Dom Roque na abertura da 28ª APA ocorrida nos dias 16 e 17 de  novembro de 2024. 

Celebrar o centenário da Arquidiocese é resgatar a memória e a gratidão, confirmando a ação  providencial de Deus ao longo do caminho percorrido. E hoje somos interpelados a proclamar a  Eucaristia como o coração da vida eclesial (SC 10), convidando a todos a refletirem sobre o  futuro da Igreja na Amazônia como uma comunidade viva, missionária e “em saída”. 

1.2 Igreja: Memória, Gratidão, Eucaristia e Missão 

Celebrar a história da salvação nos 100 anos da Arquidiocese é fazer a sua caminhada histórica,  destacando a memória como um ato de gratidão e louvor. Refletir sobre a Eucaristia como fonte da  vida cristã torna presente o mistério Pascal de Cristo. A Eucaristia é a expressão máxima do amor  redentor de Deus, alimenta a vida espiritual da comunidade e impulsiona a oração a uma vivência  mais profunda da comunhão eclesial e da missão evangelizadora (Audiência do Papa Francisco  sobre a Eucaristia em 21/2/2018). Convocar a comunidade arquidiocesana a viver a missão com  compromisso e autenticidade, confirmando-a como um chamado divino que exige fé, perseverança  e uma entrega constante ao serviço do Reino de Deus. Este compromisso deve refletir a coerência  entre a fé professada e as ações realizadas, fortalecendo o testemunho cristão e a caminhada  comunitária. 

Por isso, caminhamos teologicamente com os nossos pés no chão e não sentados nos gabinetes.  A realidade e participação do nosso povo batizado é iluminada com a Escritura, Tradição e  Magistério da Igreja. E para esse caminho apresentamos os documentos da Igreja inspirados neste  tripé: 

  1. Documentos da Igreja norteadores do nosso plano de pastoral 
  • Evangelii Gaudium (Papa Francisco): Inspirar uma Igreja “em saída”, que alcance as  periferias reais (físicas) e existenciais (humanas). 
  • Laudato Si’: Fortalecer o compromisso com a Casa Comum, a ecologia integral e a  sustentabilidade nas práticas pastorais. 
  • Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): Incorporar a  missão e o serviço em comunhão, como eixos centrais do planejamento pastoral. Documento de Santarém (1972; 2022). A Igreja presente na Amazônia em comunhão com  a universalidade eclesial, com o seu chão, com o seu povo e a sua cultura.
  • Encontro na Amazônia (Carta ao Povo de Deus – agosto/2024). A Igreja sinodal que  caminha como Povo de Deus nos passos amazônicos, fazendo a sua construção na história. 3. Novas Diretrizes do Sínodo dos Bispos 2024 com a participação do laicato, para a  sinodalidade como modo de proceder eclesial. 
  • Priorizar uma Igreja Sinodal: participativa, dialogal e em comunhão com todas as vocações  e ministérios. 
  • Missão e Inclusão: Tornar-se uma Igreja samaritana e acolhedora, atenta às dores dos  crucificados de hoje. 
  • Discernimento Comunitário: Fortalecer processos de escuta e decisão compartilhada. 

O centenário é feito de pessoas que caminham juntas ao longo da história, e com a revelação  da Trindade prossegue a sua resposta missionária evangelizadora: 

  1. Caminhos do Centenário 
  • Valorizar o centenário como um momento de renovação e compromisso com a missão  evangelizadora. 
  • Estabelecer ações que celebrem a história da Arquidiocese, promovam a formação de  lideranças e reforcem o compromisso preferencial com os pobres e marginalizados. 

Os horizontes deste caminho foram contemplados pela metodologia da sinodalidade,  realizada na escuta do bispo, dos presbíteros, diáconos, religiosos (as) e do laicato: 5. Horizontes da Escuta Sinodal – 2023/2024 

  • Novos contextos históricos: Adaptar a missão da Igreja às realidades contemporâneas,  respondendo aos desafios do tempo presente. 
  • Discernimento dos sinais dos tempos: Interpretar profundamente os desafios atuais à luz  da fé, compreendendo as necessidades espirituais e sociais de hoje. 
  • Preservação da essência: Manter os ensinamentos fundamentais de Cristo, com cautela  diante das mudanças modernas. 
  • Referencial de vida e esperança: Fortalecer o papel da Igreja como um farol de esperança  e orientação espiritual para a sociedade. 
  • Igreja acolhedora: Valorizar a criação de uma comunidade inclusiva e receptiva, que acolha  a todos com respeito e empatia.
  • Opção preferencial pelos jovens: Reafirmar a prioridade no acolhimento dos jovens,  buscando caminhos de aproximação que respondam aos desafios próprios dessa fase da  vida. 
  • Escuta ativa: Valorizar a escuta de todos os membros da comunidade como base essencial  para o processo sinodal, pastoral e missionário. 
  • Formação de Grupos de Escuta – Estabelecer equipes dedicadas à escuta ativa e ao  acompanhamento pastoral próximo, fortalecendo os laços comunitários. • Caminhar Juntos – Ser uma Igreja viva e participativa, unida na jornada de fé e comunhão. • Harmonia Comunitária – Promover a convivência em sintonia com a Igreja e a comunidade,  incentivando o entendimento mútuo e a doação amorosa. 
  • Qualificação das CEBs – Fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base, visando melhorar  as condições de vida e promover transformações sociais significativas. • Catequese Evangelizadora Reformular e/ou adaptar os programas de formação para  promover uma abordagem, linguagem e ação mais inclusiva e acolhedora. • Educação Popular Retomar processos de educação popular, com presença  evangelizadora através de projetos e ações voltadas para uma educação libertadora,  emancipadora e plural na Amazônia. 
  • Escola de Fé e Política Retomar e/ou reestabelecer cursos e/ou escolas de Fé e Política,  oferecendo suporte às linhas pastorais e abordando os desafios socio eclesiais no contexto  amazônico. 
  • Missão como Serviço – Entender a missão da Igreja como um serviço comprometido com  a humanidade e com a promoção da vida plena. 
  • Democratização e Oportunidades – Facilitar o acesso e promover a igualdade de  oportunidades na participação eclesial e comunitária. 
  • Valorização das Mulheres Propor o debate sobre a inclusão das mulheres em papéis de  liderança e ministério dentro da Igreja. 
  • Protagonismo Social-Missionário – Incentivar a participação ativa dos leigos na missão e  na vida da Igreja, fortalecendo seu papel social e evangelizador. 
  • Compromisso com a Transformação: Fomentar o compromisso com a justiça social e a  renovação do mundo à luz do Evangelho.
  • Transformação Social – Atuar de forma contínua para enfrentar e modificar situações de  pobreza, exclusão e restrição de direitos. 
  • Planejamento Pastoral – Desenvolver e implementar planos estratégicos para a renovação  pastoral e comunitária, visando uma Igreja mais dinâmica e próxima das pessoas e da realidade. 
  • Renovação Doutrinal e Pastoral – Planejar mudanças significativas com base em uma  compreensão profunda da realidade e nas diretrizes da Igreja, fortalecendo a fé e a missão pastoral. 

O prosseguimento dos horizontes e caminhos a serem percorridos e construídos, só poderão  acontecer com a reflexão e participação eclesial de todos nós. Assim, enviamos perguntas  norteadoras e motivadoras, apontadas na 28ª APA: 

  1. Que IGREJA queremos construir? 
  2. Queremos dar continuidade à IGREJA POVO DE DEUS, que vem se firmando ao longo dos  100 anos, alimentada pela Palavra de Deus e Eucaristia? 
  3. Queremos ser a IGREJA DE JESUS, comprometida com a vontade de Deus acima de  agradar aos interesses humanos? 
  4. Queremos ser a IGREJA ACOLHEDORA, “em saída”, samaritana, amiga da criação e  comprometida com a vida dos crucificados de hoje? 
  5. Queremos ser a IGREJA MINISTERIAL de Comunhão e Missão? 
  6. Qual é a MISSÃO da Igreja que queremos firmar na Amazônia, guiada pelos valores  do Reino de Deus?  
  7. De que forma estamos assumindo o CHAMADO a ser a Igreja de Cristo, que busca  cumprir a vontade de Deus acima das expectativas e convenções humanas, e como  isso reflete em nossa missão PROFÉTICA?  
  8. Quais são os passos necessários para vivermos plenamente como COMUNHÃO  TRINITÁRIA?  
  9. Relacione LIVREMENTE outros assuntos que julgarem necessários.

Apresentamos os passos e o calendário desse procedimento de sinodalidade, para nossa  Igreja de Porto Velho-RO preparar o seu Plano de Pastoral. Esse processo sendo realizado de  forma orgânica e ampla, visando o envolver, acompanhar, frutificar e celebrar de todos (EG 24).  Planejamento: Pistas de Ações 

1ª Fase Escuta Sinodal e envio das respostas em Maio de 2025. 

E para esse processo solicitamos: 

  • Mobilizar todas as comunidades, pastorais, serviços, ministérios e movimentos para  responder às perguntas orientadoras. 
  • Promover encontros paroquiais com as pastorais, serviços, ministérios, movimento e outros  para reflexão comunitária. 
  • Envolver as pessoas de outra religião ou de boa vontade, que possuam esclarecimento de  uma sociedade mais humanizada, fraterna e solidária. 
  • Utilizar plataformas digitais para escuta sinodal, ampliando a participação. 2ª Fase: Análise e Síntese da Escuta Sinodal de Junho a Agosto de 2025. Sistematizar as respostas coletadas em cada paróquia e vicariato. 
  • Formar comissões para análise dos dados sob a luz dos documentos da Igreja e do Sínodo  2024. 
  • Reunir os CPRs para compartilhar e complementar a construção coletiva. 

3ª Fase: Consolidação da Síntese – Texto preliminar em Setembro de 2025. Consolidar as reflexões em um documento preliminar do Plano de Pastoral. Compartilhar as prioridades pastorais e os horizontes missionários com o bispo, presbitério,  diáconos, lideranças e agentes de pastorais na semana formativa. 

  • Refletir e amadurecer o texto preliminar, para aprovação. 

4ª Fase: Apresentação e aprovação do Plano na 29ª APA em Novembro de 2025. Apresentação e aprovação do Plano de Pastoral Arquidiocesano 2025-2029 na 29ª  Assembleia Pastoral Arquidiocesana. 

  • Realizações de celebrações de envio, para marcar o início dos processos das ações  pastorais renovadas. 

E por fim, sugerimos textos bíblicos para auxiliar na oração desse caminho de horizonte pastoral,  que queremos construir juntos com a força do Espírito Santo: 

Fundamentação Bíblica e Espiritual 

  • Lc 24,13-35 (Os Discípulos de Emaús): Caminhar juntos, escutando e discernindo a  presença do Ressuscitado. 
  • Jo 10,10 (Vida em Abundância): Ser uma Igreja que promove vida plena em comunhão e  serviço. 
  • Jo 20,1-2 – “A busca pelo Senhor”: Ser uma Igreja da Esperança Mesmo em  tempos de incerteza e aparente ausência, somos chamados a permanecer firmes na  oração e na comunhão, alimentando nossa espiritualidade. 
  • At 2,42-47 (Comunidade Cristã Primitiva): Testemunhar a fé por meio da  comunhão, partilha e missão.

13 DE JULHO DE 2025 

  1. ATIVIDADES DO DIA 13 DE JULHO DE 2024 

1.1. 8h: Missa, Celebração da Palavra ou reza do terço em todas as comunidades da  Arquidiocese. 

1.2. MANHÃ: Convivência dos delegados com as famílias hospedeiras nas casas. 1.3. CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE ENCERRAMENTO 

Local: Praça e entorno da Catedral. 

Hora: Concentração às 16h – Praça Madeira-Mamoré (Porto Velho). 

Procissão Solene com o Santíssimo Sacramento: Às 16h, passando pela Av. Sete de  Setembro, Rua Júlio de Castilho, Av. Carlos Gomes, Rua José Bonifácio e Rua Dom Pedro  II. 

Missa de Encerramento: Ao término da procissão. 

Após a Missa: Apresentação musical com artistas católicos. 

1.4.FEIRA ECOLÓGICA (13 DE JULHO DE 2024) 

Feira Ecológica: Uma grande feira com produtos livres de agrotóxicos, comidas regionais  e artesanato, lembrando o grande banquete oferecido pela terra-mãe de todos os povos. Local: Escola Barão de Solimões 

Hora: Das 07h às 18h 

Público Expositor: Agricultores familiares, pequenas cooperativas, pastorais sociais,  grupos familiares, movimentos de resistência e outros grupos afins. 

19 e 20 de julho de 2025 

19 e 20 de julho de 2025 – Encerramento das festividades do Centenário da Igreja Particular de Porto  Velho com missa de ação de graças em todas as paróquias e fixação da placa comemorativa, marco  do centenário. Na Catedral Sagrado Coração de Jesus será lacrada a cápsula do tempo para ser aberta  nos 150 anos da Igreja Particular de Porto Velho. 

DIMENSÃO CARITATIVA DO CONGRESSO

  1. Implantar a Cáritas nas paróquias onde ainda não existe e fortalecer as já em funcionamento. 2. Apoiar e fortalecer o projeto Levanta-te e Anda, de Porto Velho. 
  2. Promover campanhas de doação de alimentos não perecíveis e roupas durante as  concentrações arquidiocesanas e regionais. 

PLANEJAMENTO DO 1º SEMESTRE DE 2025 

Publicações, Eventos e Memória. 

  1. Editar e publicar uma revista comemorativa do centenário da Arquidiocese. Responsável: Odete Alice Marão de Carvalho (revista) 
  2. Produzir uma placa comemorativa do centenário para instalação em todas as paróquias. Responsável: Diácono William Santos Brasil e equipe. 
  3. Preparar uma cápsula do tempo com contribuições significativas que será aberta nos 150 anos  da Igreja Particular de Porto Velho.  

Responsável: Carlos Vitor de Oliveira Cardoso da Silva e a equipe de comunicação 4. Feira Ecológica: Espaço para promover práticas sustentáveis, com exposição e venda de  produtos naturais e artesanais. 

Responsável: Maria Petronila Neto 

  1. Momento Cultural: Atividade para celebrar a cultura local, com apresentações artísticas. Responsável: Veridiana Ribeiro Bastos  

Eventos Litúrgicos e Pastorais 

  1. Semana Eucarística: Realização nas paróquias da Arquidiocese entre janeiro e maio de 2025. 2. Caminhada da Juventude: Prevista para o dia 4 de maio de 2025. 
  2. Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Porto Velho (24 de maio de 2025): Organizar a procissão com início em um local histórico da cidade, como a Estrada de Ferro  Madeira-Mamoré ou a Igreja de Santo Antônio. 

COMPETÊNCIAS DOS SETORES DAS REGIÕES PASTORAIS 

  1. Hospedar os delegados vindos do interior e de outras localidades em residências de famílias. 2. Oferecer e organizar alimentação para os participantes durante os plenários. 3. Garantir toda a infraestrutura necessária para os plenários, incluindo: Som, alimentação,  secretariado, organização do espaço e animação. 

SUGESTÕES PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O CONGRESSO EUCARÍSTICO 

  1. Promover atividades nas paróquias, no primeiro semestre de 2025, com o objetivo de  arrecadar recursos para as atividades do Congresso.
  2. Destinar as ofertas de todas as comunidades e paróquias ao Congresso Eucarístico nas  celebrações de Corpus Christi de 2025. 
  3. Incluir uma margem de 30% sobre o valor de todos os materiais comercializados durante o  Congresso, com o objetivo de contribuir para seu custeio. 
  4. Buscar pequenos patrocínios junto a instituições e empresas privadas.

ORAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DA  IGREJA PARTICULAR DE PORTO VELHO/RO 

Bendito Sejais, ó Deus, Pai de ternura! 

Nós vos agradecemos porque vosso Filho Jesus, ungido pelo Espírito Santo, escolheu e enviou  discípulos para anunciarem o Reino do amor, da justiça e da paz. 

Nós vos bendizemos pela vossa presença em meio aos povos indígenas, seringueiros, extrativistas,  ribeirinhos, quilombolas, migrantes e em meio aos agentes de pastorais, mulheres e homens,  testemunhas do Reino, missionários de ontem e de hoje. 

Animados pelo Evangelho e pela solidariedade que brota da Eucaristia, somos chamados a formar  comunidades eclesiais missionárias neste chão sagrado da Amazônia, regado com o sangue de tantos  mártires. 

Neste tempo da “graça do Senhor”, tendo como horizonte o centenário da nossa Igreja, celebramos a  vida, a fé e a esperança. 

Ajudai-nos a caminhar de forma sinodal como Igreja missionária, samaritana, amiga da criação e  defensora da vida. 

Isto vos pedimos, ó Pai, em nome de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, na unidade do Espírito  Santo. Amém! 

Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe das vocações, rogai por nós e por todos. 

+ Dom Roque Paloschi 

Bispo da Igreja que está em Porto Velho 

ANOTAÇÕES 

_________________________________________________________________ 

_________________________________________________________________ 

_________________________________________________________________ 

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

 

 

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO EUCARÍSTICO  ARQUIDIOCESANO  

10 a 13 DE JULHO DE 2025 

  1. ORIENTAÇÕES GERAIS 

1.1. NOMENCLATURAS  

Casa Comum (Catedral) 

Local onde ocorrerão as atividades destinadas ao público em geral,  incluindo as grandes celebrações de abertura e encerramento. 

Casa da Palavra – Casa da Caridade – Casa do Pão – Casa da Missão 

Paróquias onde serão realizados os simpósios teológicos. 

Taperas 

Paróquias onde acontecerão as catequeses. 

Palafitas 

Salas/espaços destinados aos trabalhos de grupos nas taperas. 

Fonte 

Espaço reservado para orações, confissões e outras práticas  espirituais. 

Quintal 

Local de acolhida e atendimentos em geral aos participantes do  congresso. 

Cabana 

Local destinado à Secretaria Geral  

1.2. PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA – QUINTAL A Paróquia Sagrada Família (Quintal) será o ponto de chegada,  acolhida, encontro e informações gerais para todas as caravanas 

e delegados que participarão dos simpósios teológicos. Neste  local, atuará a equipe de acolhida e transporte. 

Observação: Não nos responsabilizaremos por pessoas, grupos  ou caravanas que participarão das celebrações de abertura,  encerramento e outros eventos. A coordenação do evento será  responsável pela acolhida apenas dos participantes dos  simpósios, bem como dos bispos e representantes institucionais. 

1.3. HOSPEDAGEM DE VOLUNTÁRIOS: Voluntários das  equipes de trabalho do interior e de outras cidades serão  hospedados na Casa Betânia (80 pessoas) da Paróquia Nossa  Senhora do Amparo e no Centro de Pastoral Arquidiocesano (100  pessoas). 

1.4. CABANA – Local destinado à Secretaria Geral: Funcionará  na sede da CNBB do Regional Noroeste e contará com pessoas  para prestar informações gerais relacionadas ao congresso, como  orientações para pessoas e grupos não credenciados, recebimento  de telefonemas e mensagens oficiais via mídias digitais,  encaminhamentos de solicitação da imprensa, recebimentos de  reclamações de possíveis irregularidades envolvendo o evento e  outros. 

1.5. PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO – FONTE  

Nos dias 11 e 12 de julho de 2025 na Paróquia São Cristóvão  (Fonte) teremos Missas, Adoração ao Santíssimo com bênção  solene, recitação da Liturgia das Horas (ofício da leitura, laudes,  horas médias, vésperas e completas) e atendimento de  confissões.  

1.6. SIMPÓSIOS TEOLÓGICOS (casa da palavra, casa da  caridade, casa do pão e casa da missão) – Atividade restrita  para delegados previdentes credenciados – 11 e 12 de julho  de 2025 – PLENÁRIOS NOS SETORES 

Tema: Do céu para o altar da Amazônia. 

Lema: “Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo 6,51)

Objetivo Geral: Refletir e aprofundar, à luz do mistério eucarístico,  as questões bíblicas, teológicas e pastorais práticas que garantam aos  fiéis o direito de celebrar regularmente a Eucaristia e a prática da  caridade como compromisso com a missão de Jesus na vida do povo.  

Público-Alvo: Representantes das paróquias, pastorais,  movimentos, serviços, ministérios e convidados previamente  inscritos. 

Participantes dos simpósios: Total geral de participantes dos 4  simpósios – 1.600 pessoas. O grupo será dividido em quatro  plenários em lugares diferentes com 400 membros cada.  

A dinâmica dos simpósios: As conferências serão replicadas pelos  palestrantes que se deslocarão às casas da palavra, da caridade, do  pão e da missão. 

Programação Geral para os Simpósios 

08h – Café, acolhida e credenciamento 

09h – Mística de abertura 

09h30 – Animação e orientações gerais 

10h – Mesa redonda (três palestrantes, 30 min cada) 11h30 – Fila do povo 

12h15 – Almoço 

13h45 – Animação 

14h – Trabalho de grupo aprofundando a temática da manhã e troca  de experiências 

15h – Plenários

16h – Considerações finais dos painéis (palestrantes) 

17h50 – Avisos e encerramento das atividades do dia 

TEMAS PARA OS SIMPÓSIOS – DIA 11 DE JULHO DE 2025 

1º Eixo: “O Pão que desceu do céu para o altar da Amazônia” (Jo 6,51)  e suas perspectivas bíblicas, teológicas e pastorais. As conferências  abordarão a importância bíblica e teológica para compreender a Eucaristia  na vida da Igreja amazônica. O tema do Congresso Eucarístico permitirá  uma reflexão bíblica sobre o lema de João 6,51, com suas ampliações e  implicações no mistério celebrado, comungado e testemunhado. 

Setor 01 – Casa da Palavra Temas das conferências 

  1. a) Eucaristia, o pão vivente e vivificador. 
  2. b) Do céu para o altar da Amazônia: “Eu sou o pão vivo que desceu  do céu. Quem come deste pão viverá eternamente (Jo 6,51).  c) A Igreja de Porto Velho é povo de Deus, alimentada para a  missão e o serviço. 

Setor 02 – Casa da Caridade Temas das conferências 

  1. a) Eucaristia numa Igreja sinodal à luz de At 2,42. 
  2. b) O mistério pascal na Amazônia. 
  3. c) Primeirear caminhos pastorais e missionários a partir das mesas  eucarísticas. 

2º Eixo: Celebrar, vivenciar e testemunhar a Eucaristia na Casa  Comum 

As conferências abordarão a Eucaristia na mística encarnada e as questões  relacionadas à Casa Comum, presentes na Laudato Si’ (LS), Querida  Amazônia (QA) e na caminhada da Igreja na Amazônia. 

Setor 03 – Casa do Pão Temas das conferências 

  1. a) Garantir o direito à Eucaristia na Igreja amazônica. 
  2. b) A Eucaristia como mística encarnada.

  1. c) Caminhar com Maria no seguimento de Jesus de Nazaré. Setor 04 – Casa da missão Temas das conferências 
  2. a) Eucaristia e Casa Comum. 
  3. b) As contribuições da Laudato Si’ e da Querida Amazônia. c) Os mártires e os desafios da caminhada da Igreja amazônica 

TEMAS PARA OS SIMPÓSIOS – DIA 12 DE JULHO DE 2024 

1º Eixo: “O Pão que desceu do céu para o altar da Amazônia” (Jo 6,51)  e suas perspectivas bíblicas, teológicas e pastorais. As conferências  abordarão a importância bíblica e teológica para compreender a Eucaristia  na vida da Igreja amazônica. O tema do Congresso Eucarístico permitirá  uma reflexão bíblica sobre o lema de João 6,51, com suas ampliações e  implicações no mistério celebrado, comungado e testemunhado. 

Setor 03 – Casa do Pão Temas das conferências 

  1. a) Eucaristia, o pão vivente e vivificador. 
  2. b) Do céu para o altar da Amazônia: “Eu sou o pão vivo que desceu  do céu. Quem come deste pão viverá eternamente ( Jo 6,51).  c) A Igreja de Porto Velho é povo de Deus, alimentada para a  missão e o serviço. 

Setor 04 – Casa da Missão Temas das conferências 

  1. a) Eucaristia numa Igreja sinodal à luz de At 2,42. 
  2. b) O mistério pascal na Amazônia. 
  3. c) Primeirear caminhos pastorais e missionários a partir das mesas  eucarísticas. 

2º Eixo: Celebrar, vivenciar e testemunhar a Eucaristia na Casa  Comum. 

As conferências abordarão a Eucaristia na mística encarnada e as questões  relacionadas à Casa Comum, presentes na Laudato Si’ (LS), Querida  Amazônia (QA) e na caminhada da Igreja na Amazônia.

Setor 01 – Casa da Palavra – Temas das conferências 

  1. a) Garantir o direito à Eucaristia na Igreja amazônica. 
  2. b) A Eucaristia como mística encarnada. 
  3. c) Caminhar com Maria no seguimento de Jesus de Nazaré. Setor 02 – Casa da Caridade Temas das conferências 
  4. a) Eucaristia e Casa Comum. 
  5. b) As contribuições da Laudato Si’ e da Querida Amazônia. c) Os mártires e os desafios da caminhada da Igreja amazônica. 

10 DE JULHO DE 2025 

  1. ATIVIDADES DO DIA 10 DE JULHO DE 2024 

2.1. ACOLHIDA: Chegada e Acolhida dos participantes dos  simpósios teológicos; 

2.2.CELEBRAÇÃO DE ABERTURA 

Local: Catedral Sagrado Coração de Jesus (casa comum) – Atividade  aberta ao público em geral 

Hora: 19h30. 

Após a missa, momento cultural! 

11 DE JULHO DE 2025 

  1. ATIVIDADES DO DIA 11 DE JULHO DE 2024 

3.1. SIMPÓSIOS TEOLÓGICOS – Atividade restrita para  delegados previamente credenciados

CASA DA PALAVRA 

SETOR 01 

PARÓQUIA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
11/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação 

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

1º Eixo: “O Pão que desceu  do céu para o altar da  Amazônia” (Jo 6,51) e suas  perspectivas bíblicas,  teológicas e pastorais. 

As conferências abordarão a  importância bíblica e  teológica para compreender a  Eucaristia na vida da Igreja  amazônica. O tema do  Congresso Eucarístico  permitirá uma reflexão  bíblica sobre o lema de João  6,51, com suas ampliações e  implicações no mistério  celebrado, comungado e  testemunhado.

1.– Eucaristia, o pão vivente e vivificador.
2.– Do céu para o altar da Amazônia: “Eu sou o  pão vivo que desceu do céu. Quem come deste  pão viverá eternamente (Jo 6,51). 
3.– A Igreja de Porto Velho é povo de Deus,  alimentada para a missão e o serviço. 

 

 

8

CASA DA CARIDADE 

SETOR 02 

PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
11/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação 

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

1º Eixo: “O Pão que desceu  do céu para o altar da  Amazônia” (Jo 6,51) e suas  perspectivas bíblicas,  teológicas e pastorais. 

As conferências abordarão a  importância bíblica e  teológica para compreender a  Eucaristia na vida da Igreja  amazônica. O tema do  Congresso Eucarístico  permitirá uma reflexão  bíblica sobre o lema de João  6,51, com suas ampliações e  implicações no mistério  celebrado, comungado e  testemunhado.

1.– Eucaristia numa Igreja sinodal à luz de At  2,42.
2.– O mistério pascal na Amazônia.
3. Primeirear caminhos pastorais e  missionários a partir das mesas eucarísticas.

 

9

CASA DO PÃO 

SETOR 03 

ESCOLA SANTA MARCELINA MARCELO CÂNDIA

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
11/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação 

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

2º Eixo: Celebrar, vivenciar  e testemunhar a Eucaristia  na Casa Comum.  

As conferências abordarão a  Eucaristia na mística  encarnada e as questões  relacionadas à Casa Comum,  presentes na Laudato Si’ (LS), Querida Amazônia 

(QA) e na caminhada da  Igreja na Amazônia.

1.– Garantir o direito à Eucaristia na Igreja  amazônica.
2.– A Eucaristia como mística encarnada.
3.Caminhar com Maria no seguimento de  Jesus de Nazaré.

 

10

CASA DA MISSÃO 

SETOR 04 

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
11/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

2º Eixo: Celebrar, vivenciar  e testemunhar a Eucaristia  na Casa Comum  

As conferências abordarão a  Eucaristia na mística  encarnada e as questões  relacionadas à Casa Comum,  presentes na Laudato Si’ (LS), Querida Amazônia 

(QA) e na caminhada da  Igreja na Amazônia.

1.– Eucaristia e Casa Comum.
2.– As contribuições da Laudato Si’ e da  Querida Amazônia.
3.– Os mártires e os desafios da caminhada da  Igreja amazônica.

 

3.2. MISSAS E 1ª EUCARISTIA 

Celebração da Primeira Eucaristia nas Paróquias de Porto Velho  às 18h30 

Local: Paróquias de Porto Velho. 

Convidar Bispos e Padres para presidir as Missas onde for possível, 

11 

a fim de facilitar o contato dos visitantes com a Igreja Local; Observação: Dom Roque presidirá a missa na Catedral e fará a 1ª  Eucaristia dos representantes das paróquias fora de Porto Velho. 

3.3.CATEQUESE NAS PARÓQUIAS DE PORTO VELHO – Aberta ao público em geral 

11 de julho de 2025, das 20h30 às 22h 

Os lugares onde acontecerão as catequeses serão denominadas  taperas 

Tema: Do céu para o altar da Amazônia 

Lema: “Quem come deste pão viverá eternamente.” (Jo 6,51) Objetivo Geral 

Proporcionar uma catequese que promova a educação da fé e a  vivência comunitária. 

Público-Alvo 

Lideranças, paroquianos e todos os interessados no tema. 

Inscrição: Livre. 

SUGESTÃO DE TEMAS E FACILITADORES PARA A  CATEQUESE PÚBLICAS 

CATEQUESE 1 

Quando te dominas o cansaço, levanta-te e come, pois o caminho  missionário é longo. Desenvolver uma catequese à luz dos textos de 1Rs 19  e Jo 6,51, para animar a atuação missionária das comunidades com a força  da Eucaristia. 

CATEQUESE 2 

A Igreja Povo de Deus se faz peregrina e testemunha do Pão que desceu do  céu (Jo 6,51). O tema e o lema do Congresso Eucarístico convidam à 

12 

compreensão da eclesiologia comprometida com o Verbo que se fez carne,  próximo e caminha entre nós (Jo 6, 5-15). 

CATEQUESE 3 

Comungar e viver o mistério celebrado. A Eucaristia é alimento e força para  a missão evangelizadora da Igreja, possibilitando uma fé comprometida com  os pequenos do Reino (Mt 11, 25-27). 

CATEQUESE 4 

Eucaristia e Casa Comum: semear o pão, trabalhar o pão, oferecer, trabalhar  e comungar o pão. A Eucaristia como dons do pão e do vinho são frutos da  terra, por isso, a importância de sermos cuidadores da nossa Casa Comum  (Gn 2,15). 

11 de julho de 2025, das 20h30 às 22h00 

SETOR 01: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro SETOR 02: Paróquia São João Bosco 

SETOR 03: Paróquia Nossa Senhora do Amparo 

SETOR 04: Paróquia São José Operário 

3.4. FEIRA ECOLÓGICA (11 A 13 DE JULHO DE 2024) Feira Ecológica (dia 11) 

Feira Ecológica: Uma grande feira com produtos livres de agrotóxicos,  comidas regionais e artesanato, lembrando o grande banquete oferecido pela  terra-mãe de todos os povos. 

Local: Escola Barão de Solimões  

Hora: Das 07h às 18h 

Público Expositor: Agricultores familiares, pequenas cooperativas,  pastorais sociais, grupos familiares, movimentos de resistência e  outros grupos afins.

13 

DIA 12 DE JULHO DE 2025 

  1. ATIVIDADES DO DIA 12 DE JULHO DE 2024 

4.1.CONTINUAÇÃO DOS SIMPÓSIOS TEOLÓGICOS – ATIVIDADE RESTRITA PARA DELEGADOS  PREVIDENTES CREDENCIADOS 

CASA DO PÃO 

SETOR 03 

ESCOLA SANTA MARCELINA MARCELO CÂNDIA

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
12/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação 

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

1º Eixo: “O Pão que desceu  do céu para o altar da  Amazônia” (Jo 6,51) e suas  perspectivas bíblicas,  teológicas e pastorais. 

As conferências abordarão a  importância bíblica e  teológica para compreender a  Eucaristia na vida da Igreja  amazônica. O tema do  Congresso Eucarístico  permitirá uma reflexão 

1.– Eucaristia, o pão vivente e vivificador.
2.– Do céu para o altar da Amazônia: “Eu sou o  pão vivo que desceu do céu. Quem come deste  pão viverá eternamente  

(Jo 6,51). 

 

14 

bíblica sobre o lema de João  6,51, com suas ampliações e  implicações no mistério  celebrado, comungado e  testemunhado. 3.– A Igreja de Porto Velho é povo de Deus,  alimentada para a missão e o serviço.

 

CASA DA MISSÃO 

SETOR 04 

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores Secretário(a)  Geral
2/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

1º Eixo: “O Pão que desceu  do céu para o altar da  Amazônia” (Jo 6,51) e suas  perspectivas bíblicas,  teológicas e pastorais. 

As conferências abordarão a  importância bíblica e  teológica para compreender a  Eucaristia na vida da Igreja  amazônica. O tema do  Congresso Eucarístico  permitirá uma reflexão  bíblica sobre o lema de João 

1.– Eucaristia numa Igreja sinodal à luz de At  2,42.
2.– O mistério pascal na Amazônia.
3.Primeirear caminhos pastorais e  missionários a partir das mesas eucarísticas.

 

15

6,51, com suas ampliações e  implicações no mistério  celebrado, comungado e  testemunhado.

 

CASA DA PALAVRA 

SETOR 01 

PARÓQUIA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
12/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação 

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

2º Eixo: Celebrar, vivenciar  e testemunhar a Eucaristia  na Casa Comum. 

As conferências abordarão a  Eucaristia na mística  encarnada e as questões  relacionadas à Casa Comum,  presentes na Laudato Si’ (LS), Querida Amazônia 

(QA) e na caminhada da  Igreja na Amazônia.

1.– Garantir o direito à Eucaristia na Igreja  amazônica.
2.– A Eucaristia como mística encarnada.
3.– Caminhar com Maria no seguimento de  Jesus de Nazaré.

 

16

CASA DA CARIDADE 

SETOR 02 

PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA

Data  Hora  Nº  

Participantes 

Moderadores  Secretário(a)  Geral
12/07/2025  09h às 17h  400  1
Secretários  dos Grupos Coordenadores  de grupo Número de  

grupo de  

trabalho

Equipe de  

animação 

Conferencistas
8

(Com 40  

componentes)

3
Tema das conferências 

2º Eixo: Celebrar, vivenciar  e testemunhar a Eucaristia  na Casa Comum. 

As conferências abordarão a  Eucaristia na mística  encarnada e as questões  relacionadas à Casa Comum,  presentes na Laudato Si’ (LS), Querida Amazônia 

(QA) e na caminhada da  Igreja na Amazônia.

1.– Eucaristia e Casa Comum.
2– As contribuições da Laudato Si’ e da Querida  Amazônia.
3– Os mártires e os desafios da caminhada da  Igreja amazônica

 

17

4.2. FEIRA ECOLÓGICA (12 DE JULHO DE 2024) 

Feira Ecológica: Uma grande feira com produtos livres de agrotóxicos,  comidas regionais e artesanato, lembrando o grande banquete oferecido pela  terra-mãe de todos os povos. 

Local: Escola Barão de Solimões. 

Hora: Das 07h às 18h 

Público Expositor: Agricultores familiares, pequenas cooperativas,  pastorais sociais, grupos familiares, movimentos de resistência e  outros grupos afins. 

4.3. CONTINUAÇÃO DAS CATEQUESES NAS PARÓQUIAS  DE PORTO VELHO 

12 de julho de 2025, das 20h30 às 22h (Aberta ao público em  geral) 

Os locais onde acontecerão as catequeses serão denominados  taperas

Público-Alvo: Lideranças, paroquianos e todos os interessados no  tema. 

Inscrição: Livre. 

SUGESTÃO DE TEMAS FACILITADORES PARA AS  CATEQUESES PÚBLICAS: 

CATEQUESE 5  

A farinha molhada na água é o pão, mas a farinha molhada na fé é Jesus. E  quem Dele comer, com Ele viverá. Celebrar e comungar a Eucaristia é  compromisso comunitário de agir no mundo à luz das palavras evangélicas  de Jesus, testemunhando o seu jeito de viver (Jo 6, 48-58). 

CATEQUESE 6  

Celebrar o dia do Senhor com a comunidade reunida na mesa. O domingo é  o dia da comunidade reunida ao redor da Palavra, do Pão e do Vinho, por 

18 

isso as comunidades sinodalmente necessitam se envolver, acompanhar e participar dos processos que garantam o direito a Eucaristia (At 2, 42-47). 

CATEQUESE 7 

A Eucaristia faz a Igreja, e a Igreja faz a Eucaristia. A espiritualidade cristã  é alimentada pela certeza de que o Verbo encarnado nos irmana e nos conduz  a uma prática encarnada da fé na vida (Jo 6, 60-68). 

CATEQUESE 8 

O memorial pascal do Senhor celebrado e vivenciado nos altares da Querida  Amazônia. O mistério celebrado e vivido da Eucaristia na Amazônia se torna  sinal vivo da Igreja prontamente “em saída”, samaritana (Lc 10, 25-30),  evangélica, missionária e próxima. Como testemunharam os mártires da  Amazônia.  

Setor 01: Paróquia Nossa Senhora das Graças 

Setor 02: Paróquia Sagrada Família 

Setor 03: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida Setor 04: Paróquia Santa Luzia 

4.4.MISSA, A PARTIR DAS 18H, NAS PARÓQUIAS E  COMUNIDADES DE PORTO VELHO

4.5.VIGÍLIA EUCARÍSTICA DA JUVENTUDE 

Local: OSEM 

Hora: Início às 20h do dia 12/07/2025, encerrando às 6h do dia  13/07/2025.

19 

13 DE JULHO DE 2025 

  1. ATIVIDADES DO DIA 13 DE JULHO DE 2024 

5.1. 8h: Missa, Celebração da Palavra ou reza do terço em todas as  comunidades da Arquidiocese. 

5.2. MANHÃ: Convivência dos delegados com as famílias  hospedeiras nas casas. 

5.3. CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE ENCERRAMENTO 

Local: Praça e entorno da Catedral. 

Hora: Concentração às 16h – Praça Madeira-Mamoré (Porto  Velho). 

Procissão Solene com o Santíssimo Sacramento: Às 16h,  passando pela Av. Sete de Setembro, Rua Júlio de Castilho, Av.  Carlos Gomes, Rua José Bonifácio e Rua Dom Pedro II. 

Missa de Encerramento: Ao término da procissão. 

Após a Missa: Apresentação musical com artistas católicos. 5.4.FEIRA ECOLÓGICA (13 DE JULHO DE 2024) 

Feira Ecológica: Uma grande feira com produtos livres de  agrotóxicos, comidas regionais e artesanato, lembrando o grande  banquete oferecido pela terra-mãe de todos os povos. 

Local: Escola Barão de Solimões 

Hora: Das 07h às 18h 

Público Expositor: Agricultores familiares, pequenas  cooperativas, pastorais sociais, grupos familiares, movimentos de  resistência e outros grupos afins.

20 

19 e 20 de julho de 2025 

19 e 20 de julho de 2025 – Encerramento das festividades do Centenário da  Igreja Particular de Porto Velho com missa de ação de graças em todas as  paróquias e fixação da placa comemorativa, marco do centenário. Na  Catedral Sagrado Coração de Jesus será lacrada a cápsula do tempo para ser  aberta nos 150 anos da Igreja Particular de Porto Velho. 

DIMENSÃO CARITATIVA DO CONGRESSO 

  1. Implantar a Cáritas nas paróquias onde ainda não existe e fortalecer  as já em funcionamento. 
  2. Apoiar e fortalecer o projeto Levanta-te e Anda, de Porto Velho. 3. Promover campanhas de doação de alimentos não perecíveis e  roupas durante as concentrações arquidiocesanas e regionais. 

PLANEJAMENTO DO 1º SEMESTRE DE 2025 

Publicações, Eventos e Memória. 

  1. Editar e publicar uma revista comemorativa do centenário da  Arquidiocese. 

Responsável: Odete Alice Marão de Carvalho (revista) 

  1. Produzir uma placa comemorativa do centenário para instalação em  todas as paróquias. 

Responsável: Diácono William Santos Brasil e equipe. 

  1. Preparar uma cápsula do tempo com contribuições significativas que  será aberta nos 150 anos da Igreja Particular de Porto Velho.  Responsável: Carlos Vitor de Oliveira Cardoso da Silva e a equipe  de comunicação 
  2. Feira Ecológica: Espaço para promover práticas sustentáveis, com  exposição e venda de produtos naturais e artesanais. 

Responsável: Maria Petronila Neto 

  1. Momento Cultural: Atividade para celebrar a cultura local, com  apresentações artísticas.

21 

Responsável: Veridiana Ribeiro Bastos  

Eventos Litúrgicos e Pastorais 

  1. Semana Eucarística: Realização nas paróquias da Arquidiocese  entre janeiro e maio de 2025. 
  2. Caminhada da Juventude: Prevista para o dia 4 de maio de 2025. 3. Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira de Porto Velho  (24 de maio de 2025): Organizar a procissão com início em um local  histórico da cidade, como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ou a  Igreja de Santo Antônio. 

COMPETÊNCIAS DOS SETORES DAS REGIÕES PASTORAIS 

  1. Hospedar os delegados vindos do interior e de outras localidades em  residências de famílias. 
  2. Oferecer e organizar alimentação para os participantes durante os  plenários. 
  3. Garantir toda a infraestrutura necessária para os plenários, incluindo: Som, alimentação, secretariado, organização do espaço e animação. 

SUGESTÕES PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O  CONGRESSO EUCARÍSTICO 

  1. Promover atividades nas paróquias, no primeiro semestre de 2025,  com o objetivo de arrecadar recursos para as atividades do  Congresso. 
  2. Destinar as ofertas de todas as comunidades e paróquias ao  Congresso Eucarístico nas celebrações de Corpus Christi de 2025. 3. Incluir uma margem de 30% sobre o valor de todos os materiais  comercializados durante o Congresso, com o objetivo de contribuir  para seu custeio. 
  3. Buscar pequenos patrocínios junto a instituições e empresas  privadas.

22 

ORAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO DO  CENTENÁRIO DA IGREJA PARTICULAR DE  PORTO VELHO/RO 

Bendito Sejais, ó Deus, Pai de ternura! 

Nós vos agradecemos porque vosso Filho Jesus, ungido pelo Espírito Santo,  escolheu e enviou discípulos para anunciarem o Reino do amor, da justiça e  da paz. 

Nós vos bendizemos pela vossa presença em meio aos povos indígenas,  seringueiros, extrativistas, ribeirinhos, quilombolas, migrantes e em meio  aos agentes de pastorais, mulheres e homens, testemunhas do Reino,  missionários de ontem e de hoje. 

Animados pelo Evangelho e pela solidariedade que brota da Eucaristia,  somos chamados a formar comunidades eclesiais missionárias neste chão  sagrado da Amazônia, regado com o sangue de tantos mártires. 

Neste tempo da “graça do Senhor”, tendo como horizonte o centenário da  nossa Igreja, celebramos a vida, a fé e a esperança. 

Ajudai-nos a caminhar de forma sinodal como Igreja missionária,  samaritana, amiga da criação e defensora da vida. 

Isto vos pedimos, ó Pai, em nome de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor  nosso, na unidade do Espírito Santo. Amém! 

Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe das vocações, rogai por nós e por todos. 

+ Dom Roque Paloschi 

Bispo da Igreja que está em Porto Velho

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h