Porto Velho, sexta, 09 de janeiro de 2026

08/01/2026 .

Arquidiocese de Porto Velho celebra 50 anos do Caminho Neocatecumenal

A Arquidiocese de Porto Velho (RO) celebrou, no dia 26 de outubro de 2025, os 50 anos da presença do Caminho Neocatecumenal em sua caminhada evangelizadora. A comemoração foi marcada por uma Solene Celebração Eucarística, realizada na Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, presidida por Dom Roque Paloschi, Arcebispo de Porto Velho.

A Catedral reuniu centenas de fiéis entre irmãos das comunidades, presbíteros, religiosos e religiosas, em ação de graças pelos frutos do Caminho ao longo de cinco décadas de evangelização na região amazônica.

Estiveram presentes na celebração, entre outros, Dom Frei Santiago Sánchez Sebastián, Bispo da Prelazia de Lábrea (AM), além de presbíteros que acompanham o Caminho na Arquidiocese. Na ocasião, Dom Roque apresentou a reprodução do ícone do “Bom Pastor”, pintado por Kiko Argüello (1982), um dos iniciadores do Caminho Neocatecumenal.

Da esquerda para direita: Pedro Augusto (seminarista), Pe. Thaddeus Obuya (Vigário da Paróquia Santa Clara de Porto Velho) , Ercília Jacobini, Pe. Gilberto de Oliveira Alves, Dom Roque Paloschi, Dom Frei Santiago Sánchez Sebastián (Bispo da Prelazia de Lábrea-AM) e Pe. Ademir (Pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga de Porto Velho).

Atualmente, o Caminho Neocatecumenal está presente na Arquidiocese de Porto Velho com nove comunidades na Paróquia São Luiz Gonzaga e uma comunidade na Catedral Metropolitana. A equipe de catequistas itinerantes responsável por acompanhar o Caminho na região é formada pelo Pe. Gilberto de Oliveira Alves, Ercília Jacobini e, até o final de 2025, pelo seminarista Pedro Augusto de Aguiar Antunes.

Salmistas das comunidades neocatecumenais.

O Caminho Neocatecumenal chegou a Porto Velho em 1974, a pedido do presbítero italiano Pe. Emílio La Noce, por meio do envio de uma equipe itinerante que iniciou as catequeses na Paróquia São Cristóvão. Em janeiro de 1975, foi realizada a convivência de formação da primeira comunidade na cidade, dando início a uma história marcada pela fé, perseverança e serviço à Igreja.

A celebração jubilar foi ocasião para recordar a história vivida, agradecer a Deus pelo caminho percorrido e renovar a disponibilidade missionária das comunidades neocatecumenais, em comunhão com o Arcebispo, as paróquias e as diversas realidades eclesiais da Arquidiocese de Porto Velho.

Fonte: Caminho Neocatecumenal no Brasil
Por: Assessoria de Comunicação – Caminho Neocatecumenal no Brasil

Veja Também

Mitra Arquidiocesana

Av. Carlos Gomes, 964 - Centro Cep: 76.801-147 - Porto Velho (RO)

Contatos

(69) 3221-2270 Telefone e WhatsApp coord.pastoral@arquidiocesedeportovelho.org.com

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira: 8h às 12h - 14h às 18h Sábado de 8h às 12h