Porto Velho, terça, 16 de abril de 2024

04/07/2022 . Notícias da Igreja

Arquidiocese de Porto Velho manifesta pesar pelo falecimento de Dom Cláudio Hummes

A Arquidiocese de Porto Velho manifesta seu pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, aos 87 anos.

Porto Velho, 04 de Julho de 2022.

Estimados irmãos e irmãs, Graça e Paz!

Com o coração entristecido recebemos a nota de “pesar e esperança” do Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, informando o falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, Prefeito emérito da Congregação para o Clero, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia (CNBB), Presidente da REPAM, e da recém-criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

A Igreja Particular de Porto Velho-RO une-se à sua família, amigos e à Arquidiocese de São Paulo neste momento de dor pela perda deste grande homem de Deus que, seguindo os passos do Mestre Jesus Cristo, “passou por este mundo fazendo o bem”.

Mas, nosso coração também se eleva a Deus, agradecendo pela profecia viva que foi a vida de dom Claúdio Hummes para a Igreja no Brasil, em especial, para os povos amazônicos que podem testemunhar que o lema de seu brasão episcopal − “Vós sois todos irmãos” −, fez-se palavra encarnada na luta para dar voz e vez aos povos originários e, também, à Casa Comum, visitando incansavelmente as Prelazias, Dioceses, Comunidades Indígenas e Ribeirinhas, escutando a todos com o coração de um verdadeiro pai e pastor.

Vá em paz, irmão e profeta da Amazônia! E, agora, de junto de Deus, interceda pelo Brasil, especialmente pela Amazônia e seus povos, para que possamos ser sempre mais uma Igreja em saída e sinodal. E para que, fortalecidos por seu amor, fé e testemunho de vida, possamos dar continuidade ao sonho de construir a Terra sem males, agora contando com sua intercessão.

Roque Paloschi

Bispo da Igreja que está em Porto Velho-RO