Porto Velho, quinta, 25 de abril de 2024

10/08/2022 . Notícias da Arquidiocese

Atividades do Grito dos Excluídos e Excluídas têm início em Porto Velho

Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Brasil: 200 anos de (in) dependência. Para quem?”, o 28º Grito dos Excluídos e Excluídas iniciou suas atividades na região de Porto Velho com a realização da 1ª Roda de Conversa e o 1º Sarau Cultural, no último sábado, 06 de agosto.

A Roda foi realizada com integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que abordaram a situação precária em que vive as populações vulneráveis, com o retorno do Brasil no Mapa da Fome, a falta de moradia e saneamento, emprego e demais políticas públicas que respondam às necessidades básicas de sobrevivência das pessoas. Como gesto concreto, o grupo se comprometeu a participar das atividades do Grito e multiplicar a resistência democrática e o esperançar em suas Comunidades.

O Sarau Cultural, ocorrido na Praça Aluísio Ferreira, contou com poesias, cantos, músicas e manifestações das pessoas presentes no evento, dentre elas, representantes do setor chacareiro de Porto Velho, que reivindicaram que aquela área seja priorizada para a produção de alimentos, como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), de acordo com o que está garantido no Plano Diretor Participativo de Porto Velho.

As atividades do Grito continuam com a realização da Coletiva de imprensa e Seminário no dia 15 de agosto, às 17 h, na Cúria Diocesana.

O Grito é realizado por um conjunto de Pastorais Sociais,  Organizações Populares e Sindicais, com um caráter ecumênico, inter-religioso e plural.

Texto: Emanuel